No último domingo, 15, a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Picos realizou uma reunião na Fazenda da Baixa Grande, de Francisco Barros de Araújo, o Chico Barros. Na oportunidade, a diretoria da associação explanou sobre as conquistas no período de três anos de Fest Berro, além do fortalecimento da associação com a filiação de 42 novos membros.
A diretória relatou sobre reivindicação de asfalto para o Parque de Exposição de Picos feita ao governador do Estado, sendo que a conquista de cerca de pouco mais de 1 km de asfalta para a melhoria do parque se deu através do deputado Nerinho e do governador Wellington Dias.
Na ocasião, o empresário Rômulo Medeiros, falou sobre a importância da associação e realizou a doação de dois hectares de terra para a associação. Com o terreno doado, a associação pretende construir um frigorífico especializado em ovinos e caprinos. O projeto já está sendo concluído em parceria com o SEBRAE e o governo do Piauí.

A palavra foi franqueada ao Presidente da associação, Sebastião Barros, que agradeceu a presença do público presente e fez um convite aos demais criadores da região. “Aqueles criadores que desejam fazer parte da nossa família, basta nós procurar, para associar e fortalecer mais ainda nossa associação. Com o projeto do frigorífico, a gente vai poder exportar carne especificada pelos órgãos competentes para grandes restaurantes e mercado do Brasil”, disse o presidente da associação.

Durante a reunião o presidente da associação lembrou sobre perseguição por parte de alguns criadores da associação de bovinos. Segundo ele, foi divulgada uma nota dizendo que Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Picos estaria tentando tomar o parque de exposição. “Isso não é verdade, até porque o parque pertence ao governo do Estado. O que aconteceu foi que nesse último Fest Berro, eles vieram cobrar aluguel, mas nós não pagamos, pois falamos diretamente com o governador, que nós garantiu que não era para pagar”, disse.

De acordo com a associação, o governador oficializou em documento que não poderia ser cobrado nada em aluguel do parque, porque além deles não terem mais o comodato do parque, seria ilegal cobrar um evento que é patrocinado pelo governo. Com isso, o governo do Estado juntamente com o secretário de agricultura e o prefeito de Picos entraram em consenso, que o parque será gerido por todas as associações. “Nós da associação agradecemos ao governo do Estado por ter liberado o parque sem nenhum custo financeiro”, pontuou Sebastião Barros.