28.3 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
Conceição do CanindéEntretenimentoGeralNordeste em Foco

Veja cuidados necessários para uma viagem segura com o pet

Fotos da Lili curtindo o litoral piauiense

Final do ano, férias e mais tempo para curtir a família. Um momento utilizado por muitos para aquela viagem programada durante o ano. E como hoje os pets também são membros da família, cada vez mais eles fazem parte das aventuras na estrada. Mas é preciso ter atenção sobre os cuidados necessários para que a viagem não acabe em um pesadelo.

Segundo a médica veterinária Indira Régia, especialista em endocrinologia e metabologia de cães e gatos, é preciso ter uma série de cuidados para garantir que a experiência seja positiva e segura.

“Tem que checar qual o destino. Esse pet vai pra praia? Para um hotel? Para um sítio? Ele vai viajar de carro ou de avião? Dependendo dessas questões, tomamos algumas medidas necessárias” explica a médica veterinária.

Foto: Arcevo pessoal 

Dra Indira Régia em atendimento com o Pipo

Porém alguns itens precisam estar em dia, independentemente de qualquer característica da viagem. Veja abaixo.

Itens obrigatórios: 

  • Vacinação em dia (giárdia, virose, raiva e gripe)
  • Vermifugação em dia
  • Carrapaticida em dia
  • Uso periódico de repelentes contra mosquito que transmite leishmaniose, pulga e carrapato.

Após essas medidas iniciais, outras são extremamente relevantes, como os cuidados com transporte e a escolha dos itens para a bagagem do pet. Em relação ao translado, Dra Indira reforça a importância de consultar um médico veterinário que analise as necessidades específicas do animal.

“É importante alimentar 3 horas antes, para evitar enjoos. E alguns pets também são muito estressados no carro ou no avião. Então, por isso que é interessante ver o veterinário antes da viagem, porque às vezes é preciso utilizar alguns nutracêuticos que melhoram o estresse causado pela viagem” reitera a especialista.

Carro 
Cadeirinha (caso o pet utilize)
Cinto de segurança
Paradas programadas para o pet urinar, defecar e relaxar – (com intervalo de 1h ou 2h)
Avião (Além dos cuidados da viagem de carro)
Atestado de saúde emitido pelo médico veterinário
Consultar tamanho da caixa de transporte e condições de viagem para saber se o pet estará confortável

E por fim, é importante saber o que levar, planejando com antecedência, como alimentação, seja ração, ou no caso de alimentação natural levar devidamente congelada. Além disso, é preciso lembrar dos remédios de uso contínuo, além de toalhas, comedouros e bebedouros, evitando assim que o pet use objetos de uso comum em hotéis.

Fotos da Lili curtindo o litoral piauiense 

E o destino ?

Segundo a médica veterinária, dependendo do destino é importante ter atenção a doenças endêmicas, ou seja, aquelas que são comuns naquele lugar. A partir dessa informação, pode ser necessário alguns cuidados específicos, como a introdução de outras vacinas.

Em caso de praias, a atenção tem que ser redobrada principalmente com carrapticidas e repelentes. E dar um banho no animal antes de retornar para retirar o sal e a terra do corpo dele. No mais é só aproveitar.

“Com esses cuidados a viagem dará super certo e assim eles podem Ir de forma segura e voltar de forma segura também” reforça a médica veterinária Indira Régia.

Por Marina Sérvio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais