24.6 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralItainópolis

TJ-PI atinge 100% no ranking do CNJ e é o tribunal mais transparente do país

Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) — Foto: Divulgação

Ao cumprir 100% dos itens do Ranking da Transparência do Judiciário em 2023, aferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) conquistou o 1º lugar no segmento Justiça Estadual e é, ao lado do TJ-BA, o tribunal mais transparente do país. Instituído pela Resolução CNJ Nº 260/2018, o Ranking da Transparência do Poder Judiciário busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informações de forma clara e organizada aos cidadãos.

Na avaliação do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, o acesso à informação é um requisito importante para o aperfeiçoamento da gestão pública, controle social e a participação popular.

“Essa premiação é resultado de muito trabalho de uma equipe que desde o início da gestão vem se debruçando em cada um dos critérios estabelecidos pelo CNJ, não apenas com vistas nesse prêmio, que é muito importante, mas especialmente para dar a resposta que a sociedade nos cobra, precisa e merece”, declarou o desembargador-presidente.

Lara Bonfim, secretária de Gestão Estratégica, explica que, na prática, ter um tribunal 100% transparente, significa o compromisso com a verdade e com a sociedade, ao expor os dados, seguindo as diretrizes do CNJ.

“Esse trabalho é resultado do empenho de vários setores do Tribunal, revelando que o espírito de equipe de magistrados e servidores fez a diferença em todo esse processo”.

MÉTRICA
Para a elaboração do Ranking da Transparência, os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 84 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

JUSTIÇA EFETIVA AO CIDADÃO
Os números divulgados no Relatório Justiça em Número também atestam que o TJ-PI tem avançado em sua prestação jurisdicional. Avanços na produtividade de magistrados e servidores, por exemplo, evidenciam que a atividade fim do tribunal tem sido exitosa e que a justiça tem chegado de forma mais efetiva ao cidadão.

IPM
Em relação à produtividade dos magistrados, houve incremento no IPM. O número médio de processos baixados por juiz aumentou de 1.123 para 1.332. Ou seja, o dado aponta que cada magistrado baixou 200 processos a mais que em 2021, o que representa um aumento de aproximadamente 18%.

IMP1º E 1PM2º
Considerando a produtividade dos magistrados de 1º grau (IPM1º), o índice avançou em 20,86%. Já a produtividade dos magistrados no 2º grau (IMP2º) avançou 12,29%.

IPS
Quanto ao Índice de Produtividade dos Servidores, que mede o número de processos baixados pelos servidores, também houve aumento: de 67 para 85. Em média, cada servidor realizou a baixa de 18 processos a mais que em 2021, um incremento de mais de 30%.

IPS-JUD1º
Outro avanço verificado foi quanto à produtividade dos servidores da área judiciária de 1º grau, que registrou aumento de 39,24%.

Justiça em Números
O anuário Justiça em Números é confeccionado desde 2004 pelo Departamento de Pesquisas Judiciais do Conselho Nacional de Justiça e apresenta um diagnóstico do Poder Judiciário brasileiro com base em indicadores relativos à litigiosidade, pessoal e orçamento.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais