24.9 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Shell pede licença para instalar parque eólico no mar do Piauí

Shell pede licença para instalar parque eólico no mar do Piauí

Pautando o desenvolvimento das fontes renováveis, a Shell anunciou nesta semana que pediu a liberação ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) para a instalação de parques eólicos no mar em seis Estados brasileiros, incluindo o Piauí.

O processo de licenciamento ambiental será analisado pelo órgão, que ficará com a incubência de dar o aval ou não ao projeto. Além do Piauí, também foram contemplados com a solicitação: Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com uma capacidade instalada total prospectada em 17 GW.

Nesse sentido, é importante frisar que encaminhamento do pedido ao Ibama é o passo inicial para que os estudos da área sejam realizados, sendo que o desejo da empresa é que eles iniciem ainda em 2022.

Piauí deve ganhar parque eólico no mar (Foto: Reprodução)“A iniciativa demonstra o compromisso da Shell com o Brasil, bem como a materialização da estratégia ‘Impulsionando o Progresso’, centrada nas metas de descarbonização para a transição energética”, disse a companhia em nota.

Há a expectativa de que os projetos sejam aprovados principalmente após o decreto federal que regulamenta a instalação de parques eólicos no litoral brasileiro.

Anteriormente, no Ibama, já haviam dois empreendimentos do tipo esperando o aval para serem instalados no Piauí: o Vento Tupi e o Palmas do Mar. Juntos os projetos representam uma capacidade de produção de 2,4 mil megawatts (MW). As propostas dos dois empreendimentos estão em análise no Ibama desde o ano passado.

Fonte: Meio Norte

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais