27.1 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Piauí e mais 4 estados devem zerar filas de cirurgias em 2023, aponta Ministério da Saúde

Hospital Getúlio Vargas - Foto: Governo do Piauí

O Ministério da Saúde divulgou a lista de estados que estão com o cronograma estabelecido para o Programa Nacional de Redução das Filas e apenas cinco entes da federação atenderão 100% da demanda da fila de espera por cirurgias eletivas, dentre eles o Piauí.

Para concretizar essa demanda, ainda no mês de março, o governo do Piauí lançou o Programa Saúde em Dia, que tem como um dos objetivos zera as filas de cirurgias eletivas até o mês de outubro de 2023, além de acelerar ações de vacinação, bem como a implantação de novos serviços em hospitais estaduais.

“Nós firmamos um compromisso com a população do Piauí, onde vamos zerar a nossa demanda, através do plano estadual de cirurgias eletivas, evitando, dessa forma, complicações pela demora dos procedimentos cirúrgicos e melhorando a qualidade de vida da população, e também fortalecendo nossa rede hospitalar com a implantação de novos serviços nos hospitais”, afirma o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde, Dirceu Campelo.

Além do Piauí, Tocantins, Sergipe, Paraíba e Mato Grosso do Sul estão entre os estados que vão operar 100% da demanda. Por outro lado, unidades da federação como Ceará pretende atender apenas 38,70%, Pernambuco 19,30% e São Paulo fará 78,90% de sua demanda.

“Este repasse de pouco mais de R$ 3 milhões é o primeiro de três, que o ministério se comprometeu em enviar aos estados. No plano cada secretaria estabeleceu as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local, e nós do Piauí vamos fazer toda a nossa demanda, atingindo 100% da fila de espera”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

O Programa Nacional de Redução das Filas foi anunciado em fevereiro, no início da atual gestão, e também prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Este é um esforço do governo federal para o fortalecimento do SUS e para as ações prioritárias de atendimento à população brasileira.

Da Redação
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais