35.6 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
Geral

No Piauí, Entidades repudiam fala de Mão Santa sobre governadora Regina Sousa

Foto reprodução

Entidades representantes de religiões de matrizes africanas no Piauí repudiaram a declaração do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que chamou a governadora Regina Sousa (PT) de “macumbeira” durante live em encontro com secretários municipais realizada nessa quinta-feira (31).

Em sua fala, Mão Santa afirma: “assumiu aí uma macumbeira, o povo tem o governo que merece, nós vamos ter a maior avacalhação”, diz. Em entrevista, a presidente do Instituto da Mulher Negra do Piauí, Halda Regina, ressaltou que a fala de Mão Santa foi preconceituosa e misógina.

“Não dá para admitir esses termos pejorativos, é muito negativo isso, é uma forma de dizer que nós iremos usar rituais para coisas maléficas e não é isso. Essa declaração é preconceituosa, é discriminatória, é racista e é misógina porque é com uma mulher”, ressalta Halda Regina.

O coordenador da Articulação Nacional de Povos de Matriz Africanas e Ameríndia (ANPMA-BRASIL), Pai Rondinele de Oxum, ressalta que a sociedade não está pronta para lidar com a diversidade religiosa do Piauí.

“Para nós religiosos de matriz africana, prova que a sociedade ainda não está preparada para lidar com a diversidade religiosa do nosso estado. Ele tem um tom pejorativo, para gente isso é uma falta de respeito”, pontua.

Halda Regina também ressalta o preconceito e questionamentos que mulheres negras sofrem ao assumir qualquer posição.

“Nós enquanto mulheres negras sabemos que qualquer lugar que a gente vá assumir, a gente vai ter várias consequências, a gente vai sofrer esse tipo de preconceito, discriminação, nossa inteligência vai ser colocada em pauta, nossa capacidade de liderar sempre será colocada a mesa como coisas negativas”, acrescenta.

As entidades declararam ainda à reportagem que deverão entrar com recursos legais contra a declaração do prefeito Mão Santa.

“Nós não vamos no calar, enquanto movimento, Articulação Nacional, nós vamos denunciar ao Ministério Público, OAB, delegacia de Intolerância Religiosa, porque se a gente não fizer isso vamos continuar sendo atacados”, destaca Pai Rondinele de Oxum.

A vereadora de Parnaíba, Fátima Carmino, repudia a fala criminosa de intolerância religiosa praticada pelo prefeito de Parnaíba contra a governadora do Piauí, professora Regina Souza.

“Exigimos respeito e repudiamos toda e qualquer manifestação do tipo para com negros, negras e todos os grupos, social e historicamente perseguidos nesse país, o que inclui também o povo de axé. Tais atrocidades evidenciam a urgência de construirmos coletivamente estratégias para sensibilizar o combate contra todas as formas de desrespeito e intolerância”.

A vereadora de Parnaíba, Fátima Carmino, repudiou a fala de Mão Santa e classificou de “intolerância religiosa” contra a governadora Regina Souza.

“Exigimos respeito e repudiamos toda e qualquer manifestação do tipo para com negros, negras e todos os grupos, social e historicamente perseguidos nesse país, o que inclui também o povo de axé. Tais atrocidades evidenciam a urgência de construirmos coletivamente estratégias para sensibilizar o combate contra todas as formas de desrespeito e intolerância”.

O vídeo foi postado no instagram pessoal do Mão Santa, mas hoje pela manhã foi retirado do ar.

O portal Cidadeverde.com entrou em contato com assessoria de Mão Santa e deixou espaço aberto para esclarecimentos.

Fonte: Rebeca Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais