24.9 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíPaulistana

Moradores de Paulistana e Jacobina do Piauí sofrem com constante queda de energia há um mês

Moradores de Jacobina e Paulistana estão sofrendo com a instabilidade no fornecimento da rede elétrica nos municípios. Há mais de 15 dias, os paulistanenses e jacobinenses vivem sob a inconstância de saber que horas terão energia, se ao dormir vão poder fazer uso de um simples ventilador, empresários temem que os maquinários queimem, enfim… Muitas preocupações rodeiam a mente dos munícipes.

Rogeane, moradora de Jacobina do Piauí, relatou ao Cidades em Foco que até mesmo para conseguir se comunicar com a Equatorial, empresa que fornece energia, há dificuldades, o que potencializa o problema que, segundo ela, já não é pequeno.

“Desde o dia 20 de outubro estamos sofrendo com essa situação. A gente liga para a Equatorial, manda mensagem e eles ficam informando que o CPF e o número da conta contrato estão errados. Depois de muito sofrimento, a gente consegue falar com eles por meio da ligação, eles mandam um técnico que conserta o problema, mas, na hora que ele sai, a energia falta. Durante o dia fica faltando e chegando e à noite é oscilando o tempo inteiro, com risco de queimar nossos eletrodomésticos. Nem o ventilador consegue ficar ligado”, disse.

Ela relatou ainda que, em uma semana, 4 transformadores queimaram. “Aqui no bairro temos dois transformadores. Um pra nosso bairro e outro pra zona rural. Mas o nosso não comporta a demanda. Os próprios técnicos que vêm arrumar dizem que somente após a instalação de três a quatro transformadores é que vamos ter uma melhoria, pois assim a energia será distribuída entre eles [transformadores] e não sobrecarregaria. Se já tivessem colocado mais transformadores, com certeza já teria melhorado um pouco. Estamos pagando para termos uma energia de qualidade. Não tem condições de pagar energia cara e receber uma de má qualidade”, frisou.

Em Paulistana, a situação não tem sido diferente. Ronério Brito informou ao portal Cidades em Foco que todos os dias há falta de energia há mais de um mês.

“Antes era somente pela noite, de duas a três vezes, mas agora está faltando durante o dia. A noite falta de seis a 10 vezes, às vezes falta 15 vezes. Está um caos. Já está com mais de um mês que nossa região está passando por isso. Aqui não falta energia menos de cinco vezes ao dia”, declarou.

Indignados, moradores de Paulistana realizaram uma manifestação pacífica em frente à sede da Equatorial nesta sexta-feira (03). Na oportunidade, eles entregaram um ofício solicitando uma resposta sobre quando o problema será resolvido.

O empresário Betinho, em entrevista ao portal do Chico Pedrosa, falou sobre sua indignação com o serviço prestado pela Equatorial, que tem prejudicado tanto aos moradores comuns quanto aos comerciantes e empresários. Ele frisou que, mesmo com a péssima qualidade no fornecimento da energia, os talões seguem chegando e com taxas cada vez mais altas.

“O que estamos fazendo aqui é apenas um ato de exercício da cidadania. Nós estamos aqui como cidadãos porque não suportamos mais o estelionato causado pela da Equatorial contra o povo de Paulistana. Estamos pagando uma energia de péssima qualidade, tendo prejuízo com equipamentos por conta da oscilação da energia. A única certeza que estamos tendo por parte da Equatorial é que todo mês chega a conta para pagar, e caríssima. Não justifica, à noite, principalmente, a falta luz toda hora. Enquanto isso, os talões chegam cada vez mais caros e sem nenhuma perspectiva de melhora. A empresa não dá nenhuma resposta. Queremos que eles coloquem no papel o compromisso de quando irão resolver esse problema”, apelou.

Nossa equipe entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial, que emitiu uma nota de esclarecimento:

Nota de Esclarecimeto

A Equatorial Piauí comunica que já está trabalhando na melhoria do serviço na região de Paulistana e, durante a próxima semana, realizará a energização de um novo transformador de força na subestação que atende o município, ampliando em 2x a capacidade de energia para os clientes de Paulistana, Acauã, Betânia e Jacobina.

A empresa explica ainda que em casos de danos elétricos, os clientes podem solicitar o ressarcimento do aparelho por meio da Central de Atendimento no 0800 086 0800, do site equatorialenergia.com.br ou em uma das agências de atendimento presencial. Todo o processo de ressarcimento é seguido de acordo com a Resolução Normativa nº1000 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais