24.6 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Meteorologista afirma que umidade relativa do ar no Piauí só deve melhorar no final de outubro

Foto: Arquivo/Cidadeverde

A umidade relativa do ar no Piauí só deve melhorar no final do mês de outubro, afirmou a meteorologista Sônia Feitosa da secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) nesta segunda-feira (19).

O Piauí vem registrando constantes alertas relacionados a baixa umidade do ar, que em muitos municípios têm ficado entre 30% e 20%, mas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é entre 40% a 70%.

Atualmente o Piauí está com alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar em quase todo o estado, afetando 203 municípios, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desta segunda-feira.

“O Piauí tem registrado baixa umidade do ar e altas temperaturas, mas vale ressaltar que no fim de outubro começam as chuvas e quando começar as chuvas, a condição de baixa umidade deve melhorar. Estamos vendo alguns episódios de chuva, por conta da circulação de vento, que conjugado com o calor está provocando essas chuvas, mas quando está nublado ocorrem essas chuvas e a umidade aumenta, mas logo depois a umidade volta a cair”, afirmou.

A meteorologista afirmou que a região Sudeste é a que deve registrar a menor umidade nesta segunda-feira, com risco de incêndios florestais.

“Hoje a região mais crítica está no Semiárido, no Sudeste piauiense, onde a umidade do ar vai estar abaixo dos 20%, entre 12 a 20%. Com risco de incêndios florestais, mesmo em uma vegetação verdinha corre risco de incêndios, desde é claro, que seja provocado. No resto do Piauí, o Norte, Centro Norte e parte do Sudoeste a umidade vai estar baixa também, em torno de 20%, mas esse risco de incêndio é menor”, destacou.

Com a baixa umidade, a recomendação é para que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Foto: Inmet

Consumo de energia nesse período

Com a chegada do B-R-O-BRÓ, a Equatorial do Piauí alertou sobre o aumento no consumo de energia nesse período, quando são registradas altas temperaturas no estado.

Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na conta de energia, entre elas:

  • A hidratação é fundamental em tempos de B-R-O BRÓ.  Logo, o abre e fecha das geladeiras aumenta. Uma medida interessante é deixar um litro com água e gelo fora da geladeira. Além de ser uma alternativa para um dos maiores vilões da economia, a medida ajuda a conservar a borracha de vedação da sua geladeira;
  • Quando for em busca de algum alimento na geladeira ou freezer, já tenha em mente o que deseja. Dessa forma, evita-se o gasto de energia pela porta do equipamento aberta por um longo tempo;
  • Ao adquirir novos aparelhos eletrodomésticos, observar se possuem o selo Procel A de eficiência energética;
  • Para o ar condicionado, a temperatura ideal é de 23 graus, pois o compressor consome menos energia e o conforto ainda é mantido;
  • Uma boa prática a ser incorporada no cotidiano é fazer o uso intercalado do ar condicionado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia;
  • Em ambientes naturalmente iluminados, evite acender luzes e dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

Bárbara Rodrigues e Débora Radhassi
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais