28.3 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Mesmo com auxílio, 38% dos piauienses viviam na pobreza em 2020

Pobreza / Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Dados do IBGE apontam que, em 2020, aproximadamente 1,2 milhão de piauienses viviam em condição de pobreza, com menos de R$ 452  mensais. O número equivale a 38,4% da população do estado e é menor do que o registrado em 2019, quando 45,2% estavam na condição de pobreza, segundo dados da Síntese dos Indicadores Sociais, divulgado nesta sexta-feira (03).

Comparado com os outros estados do Brasil, o Piauí possui o décimo maior indicador de pobreza. No país, são cerca de 50,8 milhões de pessoas nessa condição, equivalente a 24,1% da população brasileira.

Sobre a redução desse indicador, o IBGE aponta como a principal causa os auxílios governamentais disponibilizados à população ao longo tempo, como o auxílio emergencial, BPC, Bolsa Família, entre outros.

“Onde não se considerasse quaisquer transferências governamentais de auxílio à população, o nível do indicador de pobreza seria maior para o Piauí e teria aumentado, passando de 49% em 2019 para 52,1% em 2020, o que denota a grande importância dos programas de transferência de renda para a redução da pobreza”, diz o IBGE.

Ainda segundo os dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (03), o estado que possui o maior indicador de pobreza é o Maranhão, com 48,3% da população e Santa Catarina ocupa a última posição, com 8,5% da população.

Indicador de extrema pobreza

Em relação ao índice de extrema pobreza, aproximadamente 311 mil (9,5%) piauienses viviam com rendimento domiciliar mensal inferior a R$ 156 em 2020.

A pesquisa também aponta uma redução comparado ao ano de 2019, onde 14,6% das pessoas no Piauí viviam nessa situação, uma queda de 5,1%. Segundo o IBGE, a justificativa dessa redução também se dá pelos auxílios governamentais.

O estado do Piauí possui o quinto maior percentual de pessoas em extrema pobreza, atrás apenas do Maranhão (17,8%), de Alagoas (14%), do Acre (13,9%) e do Ceará (13,4%%). O estado com menor proporção de pessoas em extrema pobreza é o Mato Grosso do Sul (1,7%).

Com informações do IBGE

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais