24.9 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Lei determina que grávidas surdas podem ter intérpretes de Libras presentes durante parto no Piauí

Lei no Piauí determina que grávidas surdas podem ter intérpretes de Libras presentes durante parto — Foto: Janaína Nogueira

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), sancionou a Lei Nº 7.588, que obriga hospitais, maternidades, casas de partos e estabelecimentos similares da rede pública ou privada do estado a permitir a presença de tradutor e intérprete de Libras durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. O projeto de lei foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (28).

A presença desse profissional, segundo a lei, será permitida após solicitação da gestante que possua deficiência auditiva e que o seu acompanhante não esteja apto a se comunicar com ela e/ou com a equipe médica.

Os tradutores e intérpretes de Libras serão escolhidos e contratados pelas instituições de saúde, desde que eles atendam aos requisitos estabelecidos na Lei Federal nº 12.319, que regulamenta a profissão.

O descumprimento da lei acarretará ao estabelecimento de saúde uma advertência, quando for a primeira autuação da infração, e uma multa a ser fixada entre R$ 1 mil e R$ 5 mil, considerando o porte da unidade de saúde e as circunstâncias da infração.

Se o descumprimento da lei ocorrer por parte do administrador do local, acarretará na abertura de um procedimento administrativo para apuração de responsabilidades.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais