24.9 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Jornalista Arimatéia Azevedo é condenado a 9 anos de prisão por estelionato; defesa recorre

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A 1ª Vara Criminal de Teresina condenou o jornalista Arimatéia Azevedo, em sentença proferida nesta sexta-feira (18), a 9 anos e 4 meses de prisão em regime inicial fechado por crime de estelionato. A decisão acatou uma denúncia do Ministério Público do Piauí (MP-PI).

Arimatéia foi denunciado por usar sua empresa, um portal de notícias, para a falsificação de documento público, inserindo declaração falsa, para “obter vantagem ilícita” em contratos firmados com o poder público estadual em ao menos duas ocasiões.

No despacho, o juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto ainda condena o jornalista a indenizar o Estado do Piauí em mais de R$ 68 mil, referente ao valor “indevidamente recebido” do erário público em procedimentos instruídos com documentação adulterada.

Além disso, o magistrado ainda determinou a prisão preventiva do jornalista, que atualmente cumpre prisão domiciliar e responde a outras ações penais. “A extensa ficha criminal demonstra que a liberdade do acusado é fator de risco concreto de reiteração delitiva […] por efetiva vulneração à ordem pública”, argumenta o juiz.

“E manifesta a periculosidade social do réu José de Arimatéia Azevedo, restando, pois, demonstrado como a sua liberdade põe em grave risco o tecido social e a ordem pública. Medidas cautelares diversas da prisão não tem o condão de afastar o risco descrito, em especial ante o fácil acesso que o réu tem à internet e a dispositivos que permitam continuar utilizando seu jornal, como forma de perpetrar crimes”, completa o magistrado.

Ao Cidadeverde.com, a defesa de Arimatéia Azevedo afirmou que a sentença está “cheia de ilegalidades” e que está se preparando para recorrer da decisão através de embargos de declaração, apelação criminal e o pedido de habeas corpus do jornalista.

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais