24.6 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

No Piauí, 25 municípios aplicam menos de 50% das doses

Vacinas de Oxford — Foto: Sesap

Um total de 25 municípios piauienses aplicou menos de 50% da primeira dose das vacinas que receberam contra a Covid-19. A constatação é do Vacinômetro, o Painel Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) que você pode acompanhar por aqui. 

No estado, o município com o menor percentual de aplicação da primeira dose é Queimada Nova, com apenas 22,82% de aplicação das doses recebidas. Lá, a cidade recebeu 1.179 doses e só aplicou 269, tendo um saldo de 910 vacinas.

De acordo com o Vacinômetro, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já distribuiu 350 mil 458 doses e 261 mil 943 já foram aplicadas com primeira e segunda doses. A cobertura vacinal no estado é de 4,73%.

Entre as cidades com baixa cobertura – da primeira dose – está Isaias Coelho, com 28,43% e Campo Largo do Piauí, com 28,76%, São Gonçalo do Piauí com 29,93%, Santa Filomena com 37,95% de cobertura das doses iniciais.

Em Teresina 89,65% das primeiras doses foram aplicadas. A capital recebeu, até o momento, 71.102 doses e aplicou 63.740. Quando observada a aplicação da segunda dose na capital, o percentual cai para 65,28%, no levantamento de hoje pela manhã. Os números são atualizados de acordo com o cadastro das equipes.

Já entre os municípios que mais aplicaram doses das vacinas que receberam estão: Cristino Castro, Nazaré do Piauí, Massapé do Piauí e Coivaras. Todos com percentual de 100% de aplicação. Cerce de 29 municípios aplicaram 100% das doses recebidas para primeira aplicação.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, alguns municípios estão com dificuldades no envio das informações de aplicações de doses, o que dificulta o acompanhamento, registro e divulgação desses dados.

“Seja por questão de planejamento, problemas com internet, ou outras questões, o fato é que algumas cidades estão com essa dificuldade de envio das quantidades de doses que estão sendo aplicadas. Então pedimos que isso seja revisto, porque são informações que precisam ser divulgadas e só os municípios podem fazer isso, já que é uma atribuição deles”, afirmou.

Ainda segundo a diretora, a atribuição do estado é o recebimento das remessas, correto acondicionamento e distribuição para regionais de saúde. “Cada município é responsável pela execução de vacinar sua população”, disse.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais