28.8 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicosSaúde

Hospital Regional de Picos registra óbito de adolescente por Chikungunya

Hospital Regional Justino Luz, em Picos / Foto: Ascom/Fepiserh

Na manhã desta segunda-feira (13) o Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI) confirmou o óbito do adolescente natural de Jaicós-PI, de 14 anos, por Chikungunya. A informação foi revelada ao cidadeverde.com/picos pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Picos.

O garoto estava internado no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, desde 29 de maio. Devido a gravidade do seu quadro de saúde (quadro de cefaleia, vômitos e dor na região cervical) o mesmo faleceu no dia 03 de junho.

Desde o dia 06 de junho, o caso de suspeita vinha sendo investigado pelas autoridades de saúde. Uma amostra de material genético do adolescente foi enviada ao Lacen para análise e nesta segunda o resultado positivo para a doença foi divulgado.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robsonclay Viana, explicou que diante da confirmação do óbito o município de Jaicós já foi comunicado.

“O procedimento foi confirmar o município de Jaicós do óbito e enviar o resultado para Estado para que seja feita a notificação e confirmação para o Ministério da Saúde”, disse Robsonclay Viana.

Vale ressaltar que o adolescente ainda foi sumetido a um teste particular para diagnóstico da doença que também deu positivo. No entanto, como protocolo, uma contra-prova deveria ser apresentada pelo Estado que também deu resultado positivo.

Primeiro óbito por Chikungunya

A morte do adolescente confirmada para Chikungunya é o primeiro óbito registrado no Hospital de Picos e no interior do Piauí.

O Hospital de Picos também já registrou neste ano o primeiro óbito pode dengue hemorrágica. A vítima era uma idosa, de 71 anos, natural de Pio IX que faleceu em 15 de maio.

Paula Monize
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais