28.3 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Hospital Regional de Picos passa a ofertar serviço de neurocirurgia eletiva

Hospital Regional Justino Luz, em Picos / Foto: Ascom/Fepiserh

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) implantou o serviço de neurocirurgia eletiva no Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos. Os primeiros procedimentos foram realizados no último final de semana.

O primeiro paciente beneficiado foi um homem de 30 anos, do município de Pavussú. O procedimento cirúrgico foi conduzido com sucesso pelo neurocirurgião Elton Bezerra, que realizou correção da deformidade no crânio do paciente, uma cranioplastia para correção de falha óssea.

Segundo o médico, a redução do tempo de espera é um dos fatores mais importantes. “Estamos na fase piloto, realizando as primeiras neurocirurgias eletivas no Hospital Justino Luz. E a diminuição da fila de espera é um dos pontos mais importantes desse serviço, pois a média de espera por esse procedimento no SUS é de dois anos. Gradativamente, vamos aumentar o nível de complexidade dos procedimentos e a nossa meta é realizar cirurgias de coluna. Estamos empenhados em oferecer o melhor atendimento neurocirúrgico para a população de Picos e da macrorregião”, lembra o profissional.

Segundo a coordenadora da neurocirurgia da unidade de saúde, a enfermeira Jessilene Bezerra, além de cirurgias de cranioplastia,  que é uma cirurgia para correção de uma falha óssea , o propósito da Sesapi é implantar também cirurgias de coluna, tumor e aneurisma. “Com a implantação do serviço de neurocirurgia eletiva, a população de Picos e região será beneficiada por ter o tratamento perto de casa e ainda diminuir a fila de espera”, destaca.

A implementação do serviço de neurocirurgia eletiva no Hospital Regional Justino Luz faz parte do Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, que está levando serviços de ponta para todo o Piauí.

“Estamos trabalhando para que, no próximo ano, possamos ofertar ainda mais procedimentos para mais unidades de saúde e, assim, expandir a capacidade de atendimento nos hospitais do interior do estado, descentralizando os serviços e melhorando a vida da nossa população”, disse o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesap, Dirceu Campêlo.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais