31 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Governadores do Nordeste pedem a Bolsonaro antecipação de feriados nacionais

Bolsonaro - Foto reprodução do Instagram do Presidente!

O Consórcio Nordeste apresentou ao presidente Jair Bolsonaro propostas de combate à pandemia que, nesta terça-feira (23), registrou mais de 3 mil mortes em 24 horas, número nunca registrado anteriormente. Entre as sugestão, a antecipação de feriados nacionais e a manutenção do cronograma inicial de entrega da vacina Oxford/AstraZeneca, oriundas do consórcio global Covax Facility/OMS.

A reunião ocorreu no Palácio da Alvorada e teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, além de cinco governadores representando cada região brasileira: Wilson Lima (Região Norte), Renan Filho (Nordeste), Ronaldo Caiado (Centro-Oeste), Cláudio Castro (Sudeste) e Ratinho Jr. (Sul).

“O Brasil receberia 2.997 milhões na primeira etapa e só foram entregues 1 milhão de doses no último final de semana. O restante, a Fiocruz e a OMS estão querendo adiar para abril. A nossa proposta é manter o calendário, que prevê completar a entrega ainda em março, e o restante em abril (3 milhões) e em maio (3,1 milhões), totalizando 9,1 milhões de doses previstas desde o início”, disse o governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e que foi representado pelo  governador do Alagoas, Renan Filho.

Wellington Dias cita que um dos argumentos para manter o cronograma é o risco que o Brasil representa hoje para o mundo, como uma possível fábrica de novas cepas do coronavírus.

“Para todos os países e autoridades nosso argumento é: o Brasil é centro da pandemia no mundo? É risco de propagação de variantes para a América e para o Mundo? Então ajudem o Brasil, e assim ajudam o mundo a sair do colapso na rede de saúde e elevada mortalidade e controlar variantes. A saída é mais vacinas”, frisa Dias.

O presidente do Consórcio Nordeste pede medidas concretas para que, até a Semana Santa, o Governo Federal adote ações restritivas para redução da circulação da população, a única maneira de barrar o crescimento do vírus enquanto a vacinação não avança.  “Não queremos uma reunião só para fotografia e discurso”, afirmou Wellington Dias.

ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS NACIONAIS

Para a antecipação de feriados nacionais, os nove governadores propuseram que o Governo Federal crie uma coordenação de crise usando toda a máquina do Governo Federal para combater a pandemia.

Na frente da coordenação estaria o Ministério da Saúde, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Economia, Casa Civil, além de um governador de cada uma das cinco regiões do país e ainda líderes da Anvisa, Fiocruz, Butantan, União Química, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Entre as medidas, que podem ser tomadas por meio dessa coordenação, está a antecipação de feriados nacionais, que ajudaria a reduzir a circulação de pessoas em todo o país. Outra ação é uma comunicação centralizada e integrada, com atualização diária sobre casos confirmados, internados e óbitos, sobre cronograma diário e semanal de entrega e aplicação de vacina por estado e municípios.

OUTRAS PROPOSTAS APRESENTADAS PELO CONSÓRCIO NORDESTE

– Recomposição do orçamento da Saúde para 2021 que chegou com R$ 43 bilhões a menos do que o previsto;

– Integração de órgãos do Governo Federal para execução de medidas econômicas, como a liberação de auxílio emergencial para a população mais vulnerável e apoio às micro e pequenas empresas.

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais