23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPicos

Estudante de Picos nota mil no Enem é aprovada em Medicina

A piauiense natural de Picos, no semiárido, Victoria Maria Luz, 18 anos, que obteve nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai realizar o sonho de ser médica. A jovem conquistou uma das vagas do curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. Ela foi aprovada na primeira chamada do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista com o nome dos selecionados foi divulgada na segunda-feira (26).

 

“Estou muito feliz com esta conquista. É uma sensação indescritível ver seu nome na lista de aprovados. Todo o reforço e abdicação foram recompensados com esta aprovação. Minha família é só alegria”, afirmou a jovem.

 

Vitória, aos 14 anos, mudou-se de Picos para Teresina com objetivo de melhorar a preparação para o Enem. Agora, ela volta a arrumar as malas e já prepara o psicológico para uma nova adaptação. A futura acadêmica nunca esteve em Minas Gerais.

“Não conheço a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Irei pela primeira vez quando for fazer a matrícula. Vou procurar um local para morar e depois das primeiras semanas  de estudo irei buscar estudantes que desejam dividir as despesas de um apartamento. Será  uma nova adaptação, mas desta vez  tenho certeza que será mais prazerosa, pois estarei realizando um sonho de infância”, comentou.

 

Segundo a jovem, a escolha pela UFMG aconteceu em conversa com os amigos que lhe disseram que a instituição é uma das melhores universidades do Brasil. “Com a nota que tirei poderia ter  conquistado uma vaga para medicina na Universidade Federal do Piauí, mas ao observar a nota de corte, eu percebi que também lograria êxito escolhendo a federal de Minas”, disse.

 

A matrícula dos candidatos aprovados acontecerá nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

 

 

Fonte:  G1PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais