25.9 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Estoque de anestésico para entubar pacientes chega ao limite e HGV estuda diminuir cirurgias

Foto:Letícia Santos

Assim como em outros hospitais do país, o maior hospital público do Piauí, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) , também enfrenta dificuldades  na aquisição de anestésicos fundamentais para fazer a entubação de pacientes com Covid-19  que estão em leitos de Terapia Intensiva (UTI).

O diretor do HGV, Gilberto Albuquerque, disse que o estoque destes sedativos no hospital está “no limite”.  O médico explica que os pacientes com Covid-19 precisam de uma quantidade “muito maior” de anestésico do que outros doentes.

“Aqui no HGV,  como a gente tinha um estoque por causa das cirurgias ,que são em grande quantidade,  ainda temos anestésicos, com dificuldades, mas ainda está dando pra ir superando”, disse o diretor.

A situação é de alerta no HGV e o diretor informou que estuda reduzir o número de cirurgias para poder assegurar anestésico para entubar pacientes. “As empresas possuem um estoque reduzido. Sempre chega, mas em pouca quantidade.  Se não conseguirmos quantidades maiores poderemos reduzir cirurgias  e economizar para pacientes Covid e outros de UTI não Covid”

 O diretor informou, ainda, que a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh)  está negociando com empresas de outros estados a aquisição  dos anestésicos .

Foto:Arquivo/Cidadeverde.com

O Hospital Getúlio Vargas está com o leitos de UTI para pacientes com Covid-19  100% ocupados há pelo menos dois dias. “Estamos sempre ocupados. Quando tem alta ou óbito outro pacientes da fila de espera já ocupa”, disse o diretor.

O HGV tem 50 vagas em leitos de UT no setor Covid-19.  No início da pandemia eram apenas 20.

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais