27.3 C
Jacobina do Piauí
15 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Com baixa cobertura vacinal, Teresina já registra quase o dobro dos casos de influenza em 2024

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Somente em 2024, Teresina registrou de 34 casos de H1N1 e H3N2, dois subtipos do vírus da gripe influenza. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o quantitativo corresponde ao dobro do total notificado no mesmo período do ano passado.

“Já é o dobro dos casos quando a gente compara com o ano passado. E ainda temos amostras para serem analisadas pelo laboratório”, disse Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, em entrevista ao ao Cidadeverde.com.

Os números são preocupantes diante da baixa procura dos teresinenses pela vacina da gripe nos postos de vacinação, mesmo com a antecipação da campanha de imunização. “Estamos com 20% de cobertura vacinal. Não tivemos uma adesão”, lamenta a gestora.

Desde março a vacinação contra a gripe está disponível para o público prioritário, mas a campanha de imunização foi ampliada ao público em geral nesta segunda-feira (2) após uma determinação do Ministério da Saúde aos estados e municípios brasileiros.

Apesar disso, Emanuelle Dias reforça a necessidade do grupo prioritário manter a caderneta de vacinação atualizada. “A medida que abrimos para a população em geral, algumas pessoas desse público acabam deixando de ser vacinadas”, destaca.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade e  tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves, podendo levar a necessidade de hospitalização.

Campanha de Vacinação contra a Influenza/Gripe em Teresina: 

Local: Teresina Shopping – Edifício Garagem G3

Horário: Segunda a sexta: 12h às 17h; Sábado: 10h às 20h

Locais: Unidades Básicas de Saúde, maternidades municipais, Lineu Araújo, Posto médico-odontológico do CTT/UFPI. Hospital da Polícia Militar, Hospital do Mocambinho, Hospital Infantil Lucídio Portela

Dias: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h

Por Graciane Araújo e Breno Moreno / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais