27.1 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Em Jacobina do Piauí, comunidade quilombola Campo Alegre inicia desmancha de mandioca para geração de renda

E hoje, na comunidade quilombola Campo Alegre, em Jacobina do Piauí, aconteceu a colheita e raspagem da mandioca, a fim de iniciar o processo de desmancha da raiz, com o objetivo de gerar mais renda para as 17 famílias que fazem parte da associação.

A Associação Quilombola Campo Alegre, após a desmancha, dará início ao processo chamado “farinhada”, onde a mandioca será transformada em farinha e goma, além da produção da tapioca, produtos estes que serão vendidos para gerar renda e também divididos para as famílias.

A presidente da Associação Quilombola Campo Alegre, Isabel Silva, disse que o objetivo é manter a tradição da desmancha como forma de perpetuar a geração de renda para as famílias que fazem parte da comunidade.

“Esse trabalho sempre melhorou a renda das famílias, pois é daqui que se tira goma, tapioca, farinha. É uma renda para as famílias da comunidade. Essa tradição foi reativada ano passado, hoje é nossa segunda desmanchada e nosso objetivo é perpetuar a tradição, sempre aumentando a renda das famílias”, disse a presidente.

Esteve presente a vice-presidente da STTR de Jacobina do Piauí, Rosalbete Andrade. Ela declarou sua felicidade em ver as famílias lutando por igualdade e melhorias.

“O povo dessa comunidade é trabalhador, pois estão sempre buscando melhorias de vida para essa comunidade, resgatando sua história como comunidade quilombola. E a gente vê eles lutando em busca de melhorias de vida para gerar renda para as famílias. Para mim, é um momento feliz ver eles buscando igualdade social e renda para a comunidade”, declarou.

O vereador Francisco de Assis, o Dedé, filho da comunidade quilombola,

“A cultura da mandioca é muito importante, pois é uma raiz rica em nutrientes e que tem diversas propriedades. A mandioca é tão importante que dela não se perde nada. Desde o cascalho que serve para ração, a farinha, a goma… são coisas que vão gerar renda para a comunidade. Que isso seja exemplo para as demais comunidades, o resgate da cultura da mandioca”, falou.

O vereador agradeceu ainda o convite da comunidade para participar do momento.

Veja as fotos!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais