27.1 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputados aprovam calamidade pública em 84 municípios do Piauí

Em reunião virtual conjunta, realizada na manhã desta quinta-feira (30), as comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa analisaram e aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo n° 12, de 15 de abril de 2020, que trata da decretação de calamidade pública em 84 municípios do Piauí por conta da pandemia da Convid-19.

A reunião conjunta foi presidida pelos deputados Severo Eulálio (MDB) e pelo deputado Limma (PT). A matéria aprovada pela CCJ, segue a plenário e deve ser votada na sessão remota da Alepi na próxima terça-feira (5).

O deputado Henrique Pires (MDB) foi relator da matéria e o seu parecer foi bastante discutido. O projeto estava sob vista conjunta da deputada Teresa Britto (PV) e do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos). A deputada Teresa Britto apresentou emenda ao projeto, que foi acatada em parte pelo relator Henrique Pires.

O deputado Nerinho chegou a sugerir que o decreto abrangesse todos os 224 municípios. A proposta foi discutida pelos deputados e acabou rejeitada.

Entre as medidas de fiscalização propostas no parecer e a aprovada pelos deputados está a criação de uma comissão nos municípios que decretaram calamidade pública, com assento garantido aos vereadores de oposição para fiscalizar as ações dos prefeitos no que diz respeito às medidas adotadas para combate a Covid-1 e uma comissão em conjunto com o TCE acompanhando as ações.

Participaram da reunião conjunta os deputados Nerinho (PDT), Hélio Isaías (PP), Severo Eulálio (MDB), João Mádison (MDB), Henrique Pires (MDB), Gessivaldo Isaías (Republicanos), Oliveira Neto (Cidadania), Paulo Martins (PT), Franzé Silva (PT), Francisco Limma (PT), Gustavo Neiva (PSB), Maden Menezes (PSDB), Elisângela Moura (PCdoB), Francisco Costa (PT) e B.Sá (PP).

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais