35.6 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Criança com doença rara volta para casa após três anos internada

Foto: divulgação Sesapi

A história da família de Benjamin Sousa dos Santos, de três anos, ganhou um capítulo feliz e que era aguardado há muito tempo. Desde os três meses de vida, Benjamin estava internado na Unidade de Cuidados Especiais do Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp). Na última quarta-feira (9), ele passou a morar em casa junto com a família, na cidade de Timon, no Maranhão.

Graças a uma parceria do Governo do Estado com o Ministério Público, Benjamin terá o tratamento domiciliar com todos os equipamentos e assistência garantidos pelo plano de saúde.

“Benjamin é portador de Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença degenerativa que afeta a locomoção e funções vitais do corpo, como respirar e comer”, explica a pediatra Lorena Mesquita.

Segundo o diretor do HILP, Ribamar Bandeira, a desospitalização de Benjamin era cogitada há pelo menos um ano pela equipe do hospital. “Esse processo é uma das estratégias de maior complexidade dentro da Saúde. Apesar da humanização no ambiente hospitalar, devolver o paciente para a família é o desejo de qualquer equipe. Ficamos muito felizes em proporcionar isso ao Benjamin e sua família”, comentou.

De acordo com o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a criança continuará sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional, que inclui médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, dentre outros.

“As visitas serão  semanais e Benjamin receberá em casa, por outros profissionais, os mesmos cuidados que eram oferecidos no Hospital Infantil”, disse.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais