27.1 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeral

Botijão de gás deve ultrapassar os R$ 90 no interior do Piauí

Com previsão de reajuste para novembro, o aumento no preço do gás pegou revendedores e consumidores de surpresa. Anunciado pela Petrobrás nessa segunda-feira (21) e em vigor desde as 0h desta terça-feira (22), o aumento deve ser ainda maior para as cidades do interior do estado.

O aumento do gás de cozinha residencial oscilará entre 4,8% e 5,3%, e o aumento do gás empresarial entre 2,9% e 3,2%, dependendo do polo de suprimento. O reajuste pode chegar ao bolso do consumidor um pouco mais caro.

“Tem logística, tem transporte, tem os custos e também o lucro”, explica Valtercides da Paz, presidente do Sindigas no Piauí. “Dependendo da forma que eles (fornecedores) vão passar para a gente do Piauí, vai ser repassado para a dona de casa”, completou.

O reajuste vinha sendo feito a cada três pela Petrobrás e a previsão era só para o próximo mês. As distribuidoras que fornecem gás para os municípios do Piauí são do Maranhão ou do Ceará.

No interior do Piauí, a previsão é que o gás chegue um pouco mais caro. Na região Sul do estado, o gás já chega a R$ 90. O presidente do Sindigás explica que o vaor aumenta por conta da distância.

“O preço do gás é livre, cada revendedor vai ver sua planilha de custos, vai ver o que vai receber de fato e vai estar repassando para o mercado, vai estar repassando para o consumidor”, disse.

Ainda segundo o Sindigás, a Petrobrás não repassou a motivação do aumento. “A informação que eu tenho é o que eles sempre passam para a gente, do mercado internacional. Quando eles passam reajuste, é sinal de que alguma coisa aconteceu no mercado internacional”, explicou .

Valmir Macêdo (Com informações do Jornal do Piauí)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais