27.2 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Teresina soma 33 feminicídios em quatro meses; maioria tinha relação familiar

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

A Delegada Eugênia Villa destacou em entrevista o perfil da mulher vítima de feminicídio em Teresina. Somente em 2020, a capital piauiense registrou 33 casos. Desse total, 31 vítimas possuíam vínculo familiar com o autor do crime. A delegada alerta para a importância de denunciar a violência e que as vítimas (ou pessoas próximas) podem pedir ajuda pelo aplicativo Salve Maria. A violência contra a mulher tem aumentado durante o isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus.

“Estudando os 33 casos de Teresina, nós podemos dizer que a sexta-feira foi o dia prevalente dos assassinatos de mulheres, principalmente na noite e madrugada. Fiz esse levantamento, esse recorte da minha tese, e conjuguei com 2019 e 2020”.

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Dos 33 casos de feminicídio, sete ocorreram em uma sexta-feira, sendo que quatro aconteceram durante a madrugada. O principal instrumento usado no crime é a arma branca (no caso, a faca) e o autor da violência possui vínculo familiar com a vítima.

“Desses 33 casos, 31 são com vínculo familiar”, acrescenta a delegada. “A cor da mulher é parda e, se fosse somar com a preta e a negra, você terá 24 mulheres dessas 33 (vítimas). O feminicídio é negro. A mulher é adulta de 30 a 59 anos”.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais