31.2 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Prefeitura de Picos oferta curso gratuito para profissionais de delivery

Coordenador da Juventude, Matusalém Almeida.

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Coordenação de Juventude e da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, e em parceria com o Sest/Senat, ofertará um curso gratuito para profissionais de delivery do município.

Inicialmente serão ofertadas 30 vagas e os profissionais serão capacitados sobre risco sob duas rodas, segurança no transporte e ética no delivery. As inscrições iniciaram na última segunda-feira (24) e seguem até o dia 11 de fevereiro.

Matusalém Almeida, coordenador de Juventude, frisou a importância da capacitação que, se for realizada de forma particular, pode ser onerosa para o profissional.

“Esse curso delivery surgiu como necessidade a partir do momento em que a Câmara Municipal regulamentou em lei a profissão dos deliveries. A partir do momento em que o prefeito sancionou a lei, nós da Cojuv, em parceria com a Sttram, entramos em contato com o prefeito mostrando a necessidade de se disponibilizar esse curso que é exigido em lei. O curso dos deliveries é exigido, assim como é para mototaxistas. Procuramos o Sest/Senat para ver como disponibilizaríamos esse curso de forma gratuita. Qualquer cidadão que vá fazer esse curso tem uma cobrança em média de R$ 150,00 por pessoa, e nós estamos ofertando de forma gratuita”, disse o coordenador.

Matusalém Almeida informou que serão distribuídos coletes de identificação e que os veículos passarão por uma triagem para comprovar que estão regularizados.

“Serão ofertados vários os módulos. É um curso completo e que fica inviável uma pessoa que trabalha no delivery, que ganha 2 a 4 reais por entrega, poder gerar o valor de 150 reais no fim do mês para pagar o curso. Vale ressaltar que esse curso é obrigatório. A prefeitura está colocando de forma gratuita para facilitar a profissão do delivery e, a partir disso, o secretário de Transporte, Cristiano Portela, fará todo o controle dos deliveries, confeccionando e distribuindo coletes, além de verificando a documentação das motos, pois muitos jovens trabalham irregularmente, com veículos adulterados”, disse ele.

O coordenador de Juventude ressalta que esta é uma maneira de tranquilizar até os clientes que saberão identificar o profissional que está de acordo com a lei, propiciando segurança.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais