22.4 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJaicósMunicípios

PI tem 1ª cidade em colapso por falta de água e Estado pede 350 carros-pipa

O Piauí tem a 1ª cidade em possível colapso devido à escassez de água para o consumo humano. É o município de Alegrete no Piauí (a 379 km de Teresina). O secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias, informou que o governo encaminhou pedido ao Ministério da Integração para autorizar 350 carros-pipas para abastecer cidades em situações mais críticas com a seca.

Segundo a Defesa Civil, chove em Teresina, na região Norte, mas é baixo o índice de chuvas no sul e centro sul. Atualmente, 201 municípios piauienses estão com decreto de emergência, devido à seca.

 

 

“Existem municípios que tem 20 carros-pipa abastecendo o território devido à extensão da cidade”, disse Hélio Isaias.

 

 

Segundo a Defesa Civil, cerca de 60% dos municípios do Estado – dos 224 existentes – dependem de carros-pipas para abastecimento humano. Hélio Isaias informou que o decreto de emergência vai até o dia 18 de maio e que o governo fará renovação para que os municípios não sejam prejudicados.

 

 

“Equipes da Defesa Civil e da APPM (Associação Piauiense de Municípios) estão fazendo levantamento da situação da seca. Soubemos que o município de Alegrete no Piauí está em colapso com a falta de chuvas e o governador Wellington Dias já autorizou a construção de cinco poços para socorrer as famílias”.

 

 

Paulo Carvalho, secretário de Políticas Agrícolas da Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) confirmou que a situação é crítica em Alegrete do Piauí, além de municípios como Pio IX, Fronteiras, que tiveram pouca chuva.

 

 

“As chuvas estão irregulares e não conseguem abastecer os reservatórios. Tivemos uma reunião com o governo que prometeu antecipar as providências para a situação não se agravar mais ainda”, disse.

Colapso

No Nordeste, segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, 56 cidades estão em situação de “colapso” de abastecimento de água e esse número pode passar de 100. A informação foi divulgada ontem durante coletiva no Palácio do Planalto.

 

 

O ministro discutiu a possibilidade de adiantar obras e ampliar ações emergenciais de abastecimento de água em áreas urbanas do Nordeste, com o uso de carros-pipas. “Recebemos pedidos de governadores sobre a possibilidade de ampliação da Operação Carro-Pipa para municípios da região urbana e devemos apoiar, colocando reservatórios urbanos, caixas de água, cisternas”, informou Gilberto Occhi.

 

 

 

 

 

Fonte: Flash Yala Sena / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais