23.5 C
Jacobina do Piauí
10 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

‘O pouco que foi destruído é muito pra mim’, diz dona de casa que teve casa alagada e perdeu móveis no Piauí

Muro de condomínio desaba na região do Vale Quem Tem, Zona Leste de Teresina — Foto: Arquivo Pessoal /Nonato

A dona de casa Maria do Carmo, moradora do bairro Santa Bárbara, Zona Leste de Teresina, foi uma das diversas pessoas prejudicadas pelas fortes chuvas ocorridas na madrugada deste sábado (5). A mulher teve a sua casa alagada e perdeu os poucos móveis e eletrodomésticos que possui.

Maria mora sozinha e sobrevive com um salário mínimo. Ela mostrou os estragos gerados pelo temporal em sua residência.

“É pouco, mas o pouco que está sendo destruído já é muito para mim. No meu quarto o colchão ficou molhado, a cama ficou nadando. O ventilador novinho. Para quem eu vou recorrer? Eu só tenho um salário mínimo, um auxílio e este auxílio só dá para eu comprar remédio e pagar uber para ir para o hospital. Mal dá para eu comer ali no Seu Raimundo. Olha a minha geladeira, as coisinhas poucas que eu tinha dentro foram destruídas. As coisas que eu coloquei para comer não sei nem onde foi parar”, afirmou.

A dona de casa perdeu geladeira, fogão, armário, televisão, ventilador, cama, remédios que ela utiliza para tratamento médico e até poucos alimentos que ela havia acabado de comprar. Maria do Carmo vai morar provisoriamente com a filha.

“Nunca tinha acontecido e foi de repente. Eu moro aqui há 24 anos. Entrava um pouco, mas não do jeito que foi agora. Quando eu saí do meu quarto, vi a água”, relatou a mulher.

Maria do Carmo e outros moradores da região informaram que os estragos foram causados não só pela força da natureza, mas por conta da construção de um condomínio. O muro do residencial desabou devido às fortes chuvas. g1 tentou, mas não localizou a construtora responsável pelo condomínio para falar sobre o assunto.

Defesa Civil atende pessoas afetadas pelo temporal

A Secretaria Municipal da Defesa Civil de Teresina realizou 16 atendimentos desde a madrugada deste sábado (5) devido às fortes chuvas registradas na cidade. As equipes do órgão estão divididas em duas bases: o comando permanece na Escola Municipal Antônio Dilson Fernandes, no bairro São Joaquim, Zona Norte da Capital, e outra equipe na sede da secretaria, na zona leste.

A Defesa Civil alerta que o risco geológico ainda continua na capital nos próximos dias devido ao volume de chuvas que está previsto. Para situações emergenciais o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24h, todos os dias da semana.

“Estamos encaminhando o relatório ao prefeito Dr. Pessoa informando as situações que ocorreram como ruas alagadas, quedas de árvores, estragos em vias públicas, e a quantidade de atendimentos que foram realizados até a manhã de sábado”, informou o secretário de Defesa Civil, Carlos Ribeiro.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais