25.3 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
ConcursosDestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Concurso é suspenso após pré-candidato prometer vaga a eleitor no Piauí

Foto: ascom/TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, por meio de decisão monocrática da conselheira Waltânia Alvarenga, a imediata suspensão do concurso público da Prefeitura de Alto Longá, após a gestão municipal não prestar esclarecimentos acerca de uma denúncia de interferência política na realização do certame.

Segundo a denúncia, questiona-se a dispensa de licitação para a contratação da banca examinadora do concurso e uma possível interferência do controlador interno do município, Isaac Manoel da Silva Soares, que é pré-candidato a prefeito com apoio do atual mandatário,  Henrique César Saraiva de Arêa Leão Costa.

Além disso, sugere-se a ocorrência de um possível crime eleitoral. Isso porque o pré-candidato denunciado teria prometido a aprovação de familiares de Miriam Andrade, atual secretária de Educação de Alto Longá e que cujo o filho, Fellype Brenno, também é pré-candidato a vereador na cidade.

Cidadeverde.com entrou em contato com a prefeitura de Alto Longá, que informou que irá emitir um posicionamento nesta sexta-feira (10).

Diante das alegações apresentadas, a Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL) realizou buscas nos sistemas do TCE-PI e constatou que o atual prefeito de Alto Longá não havia cadastrado informações e nem anexado documentos relativos à primeira fase do concurso.

“O ano de 2024, mais do que qualquer outro, por ser ano eleitoral, é crítico no que diz respeito ao acesso de pessoas aos cargos e funções públicas, tendo em vista o risco de utilização indevida das diversas ferramentas da máquina pública pelos gestores caracterizando condutas vedadas por lei”, ressalta Socorro Freitas, chefe  do DFPESSOAL.

Segundo o TCE-PI, há possibilidade do concurso ser anulado caso o gestor permaneça inerte em relação a prestação de contas e fiquem comprovadas  as irregularidades denunciadas. Até lá, o certame para provimento de 131 vagas em cargos de nível médio e superior seguirá suspenso até que sejam sanadas as falhas apontadas.

Com informações do TCE-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais