35.7 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Professor do IFPI analisa expansão das organizações criminosas no Piauí

O professor doutor e pesquisador em Segurança Pública do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus de Picos, Marcondes Brito, analisou a expansão das organizações criminosas no Piauí. A pesquisa traz o município de Picos-PI como ponto estratégico importante para o mercado do crime.

“Picos é uma das três cidades mais importantes do Estado, quando a gente fala de tráfico também não podemos ignorar que o tráfico é um mercado ilegal, que tem provocado violências e mortes. Além disso, Picos é um entroncamento que liga Estados do Nordeste, ligando rotas, por onde todos os dias circulam produtos legais e ilegais. Picos, assim como Parnaíba e Piripiri tem se mostrado num interposto estratégico para grupos criminais nacionais e locais, vindos do Ceará”, explicou o professor.

Paralelo a esta análise, o professor ressalta que o tráfico de entorpecentes também fomenta a prática de outros crimes como tráfico de armas e homicídios.

“O tráfico de entorpecentes agrega crimes como tráfico de armas, assaltos à bancos, furtos de veículos, que são utilizados como moeda de trocas nos desmanches, muitas vezes orientados por grupos criminais”, frisou.

Piauí produtor e distribuidor de entorpecentes

A pesquisa revela ainda que o Piauí além de ser um distribuidor é também um produtor de entorpecentes em razão das grande plantações de cannabis localizadas.

Entre 2020 e 2021 foram apreendidas três grandes plantações de Cannabis (maconha) aqui no semiárido, como nas cidades de Caracol, Simplício Mendes e São Raimundo Nonato. Isso acaba trazendo para nós a ideia de que o Piauí também é produtor e distribuidor de drogas”, concluiu.

Com informações e fotos: Paula Monize / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais