31 C
Jacobina do Piauí
14 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíMunicípiosPolítica

Jacobina: Realizada a primeira sessão sob a nova presidência da câmara municipal. Veja detalhes!

A Câmara dos Vereadores do município de Jacobina do Piauí – PI, realizou neste sábado, 14 de fevereiro de 2015, a primeira reunião sob a presidência do vereador Jailson Rocha (PC do B). O presidente foi taxativo ao afirmar que todos terão acesso a qualquer documento  na sede do Poder Legislativo, conforme a lei. Sua administração será pautada no regimento interno. Foi eleito presidente para administrar com honradez. Pediu aos demais vereadores que tenham uma grande harmonia.

 

Dando continuidade foi apresentado o requerimento 01/2015 de autoria do vereador Chico Abreu (PT), onde solicita ao Poder Executivo Municipal, que providencie urgentemente algumas, máquinas (que for necessária) do PAC 2 para recuperar um trecho de aproximadamente 300m na estrada que liga da Carnaíba ao Pé do Morro e outro trecho na estrada do Barro Branco próximo ao açude, pois, nesses locais existem várias barreiras, inclusive muito profundas. Dificultando o tráfego da população nos períodos de chuva. Haja vista que a população tem reclamado bastante. De fato a situação está precária.

 

Foi apresentada a resolução 001/2015, que estabelece o calendário de funcionamento das reuniões ordinárias do Poder Legislativo para o ano de 2015, que serão realizadas no horário de 10:00 às 12:00hs.

 

1º SEMESTRE

FEVEREIRO 14/02/2015 28/02/2015
MARÇO 14/03/2015 28/03/2015
ABRIL 11/04/2015 25/04/2015
MAIO 09/05/2015 23/05/2015
JUNHO 06/06/2015 20/06/2015
JULHO RECESSO RECESSO

 

2º SEMESTRE

 

AGOSTO 08/08/2015 22/08/2015
SETEMBRO 05/09/2015 19/09/2015
OUTUBRO 03/10/2015 17/10/2015
NOVEMBRO 07/11/2015 21/11/2015
DEZEMBRO

 

O requerimento e a resolução foram aprovados por unanimidade dos presentes. Tendo a abstenção do vereador Zé Nilton, ex-presidente da augusta casa, que faltou a primeira sessão do ano.

_DSC7268

Foi colocado em pauta o PL 001/2015, que dispõe sobre a concessão do adicional de insalubridade aos servidores públicos do município. E o PL 002/2015, que autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto a Caixa Econômica Federal. Ficando o poder executivo autorizado a contratar a garantir financiamento até o valor de R$: 1.111,111,11 (um milhão cento e onze mil, cento e onze reais e onze centavos).

 

A palavra foi franqueada ao vereador Chico Abreu (PT), que parabenizou o presidente da casa e falou da importância e necessidade do requerimento 01/2015. Sobre o PL 002/2015, irá analisá-lo, assim como o PL 001/2015 que novamente foi enviado à casa, onde alega que o projeto aprovado anteriormente faltou critérios, isso na época que foi votado por 9 vereadores que foram unânimes. Até que se prove o contrário, não votará a favor do PL, mudará de idéia se apresentado um laudo que comprove as eventuais necessidades de um novo PL.

 

_DSC7274

Ao se encontrar com o governador recentemente, pediu que fosse acelerado a recuperação da ponte da PI143 que fica na localidade Água Suja.

 

Dando continuidade a palavra foi franqueada ao vereador Nen Miranda (PMDB), que foi categórico ao afirmar que a chefe do Poder Executivo, supostamente teria pegado uma “sisma”, devido o PL que trata da insalubridade, que foi aprovado anteriormente ser de sua autoria. Afirmou que o PL que já aprovado está dentro da lei e de já não é a favor do novo PL enviado.

O vereador ainda convidou aos demais vereadores que fossem solidários com um jovem do município que está passando por sérios problemas de saúde na Capital. Pediu que cada um dos 9 vereadores conseguisse 20 pessoas, sendo que cada uma dessas pessoas deve doar R$: 50,00 para ajudar nas despesas.

Vereador Fredson Carvalho (PSB).

 

A palavra foi franqueada ao vereador Fredson Carvalho (PSB), que fez alguns comentários sobre o PL 001/2015, salientou que se aprovado poderá reduzir o salário dos servidores. Logo, deve sentar para que seja resolvido no diálogo, mas, as comissões não sentam para dialogar.

 

Sobre o Bairro Policarpo da Silva, lembrou que o Poder Executivo tinha 1 ano  para colocar as placas nos logradouros públicos e fazer o serviços topográfico. Pediu que a Rua Ângela Maria passasse a ser Avenida Ângela Maria, devido à extensão. Pediu ainda que com o financiamento junto a Caixa, o Bairro fosse pavimentado.

Vereador Sidon Pedro (PP).

Dando seguimento aos trabalhos a palavra foi franqueada ao vereador Sidon Pedro (PP), inicialmente comentou sobre a iniciativa do vereador Nen Miranda, aprovando a atitude de solidariedade.

Dando prosseguimento ao seu pronunciamento com uma linguagem de baixo calão, disse que quem deveria ajudar essa pessoa enferma era a prefeita, mas não tem prefeita. A prefeita é teimosa e deveria era aumentar os salários e não tentar diminuir. Deveria era ajudar os doentes. A ambulância para ir à Capital é 3 dias pra ir e 4 para voltar. O carro que tinha virou e acabou. O vereador ainda cobrou novamente um frete para o Pernambuco.

 

O vereador ainda solicitou aos demais que fizessem um requerimento solicitando quebra-molas ao DNIT. Conclui dizendo que já viu prefeita enrolada, mas, “veaca” é a primeira.

 

O vereador Sidon Pedro, desde quando rompeu com a situação tem feito ataques pessoais, tanto a prefeita quanto ao esposo da prefeita. Tem buscado seus próprios interesses e não do povo. Tem cobrado veementemente um frete que o mesmo diz ter feito a mandado do executivo para o Pernambuco e ainda não teria recebido. Esquece que como vereador não lhe é permitido prestar qualquer tipo de serviço para o município, salvo quando exerce seu papel de vereador.

 

É bem verdade que o próprio vereador se contradiz quando fala, pois diz que não tem prefeita e em seguida diz que é teimosa. Logo, ele mesmo não sabe o que diz. Possa ser que realmente não tenha, mas, somente para ele, que supostamente já não sabe o que é com o que há de ser.

_DSC7285

A palavra foi franqueada ao vereador Osvan Aquino (PMDB), onde falou sobre o PL que trata da insalubridade, disse que é a favor do povo. Se o Poder Executivo trouxer um técnico e este convencer da realidade, passará ser a favor.

 

Lembrou que a prefeita teria dado uma ajuda a essa pessoa que está enferma na capital, e pediu que se mobilizassem até sábado próximo para dar essa ajuda. Agradeceu a prefeita pelas reformas do posto de saúde e do poliesportivo.

 

Vereador Jailson Rocha (PC do B).

O presidente da augusta casa, passou a presidência para o vereador Fredson Carvalho, e fez seu pronunciamento. Falou sobre o PL 002/2015, que trata sobre o financiamento junto a Caixa. E até o ano que vem seja aprovado o financiamento. Caso, seja aprovado que seja fiscalizado pelos vereadores.

 

Sobre os requerimentos e as indicações será entregue ao secretario de administração e uma via carimbada será devolvida ao autor, para mostrar que foi entregue._DSC7286

Acerca da sede do Poder Legislativo, o presidente informou que já foram feitos alguns reparos, dentre outros, a troca de duas linhas no teto, feito pinturas e a aquisição da tribuna de mármore.

 

Sobre o PL 001/2015, que trata da insalubridade vai tentar resolver e vai fazer reunião com os interessados. Salientou que a prefeita não tem intenção de prejudicar.

 

Vai fazer o requerimento ao DNIT, solicitando os quebra-molas. A prefeita está fazendo o que pode para ajudar o jovem que está enfermo na capital.

 

Finalizou dizendo que vai debater e decidir o melhor para o município.

 

 

 

 

Com informações e fotos Ojacu

 

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais