19.7 C
Jacobina do Piauí
11 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

HGV passa a atender pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio visando reduzir óbitos

Fotos: Divulgação/CCom

Da Redação 

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) passou a receber pacientes vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). A ação faz parte das Linhas de Cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), implantadas pelo Governo do Estado. O objetivo é reduzir a morbimortalidade por essas causas no Piauí.

A Linha de Cuidado do AVC foi implantada no HGV em junho deste ano e, nesse final de semana, o hospital  recebeu os primeiros pacientes para o tratamento do IAM.

“É muito importante o início desse atendimento nessa Linha de Cuidado,  pois vamos prestar os primeiros cuidados ao paciente vítima de infarto, prevenindo sequelas e até mesmo o óbito. Assim, o HGV passa a fazer parte da Linha do IAM já existente no Estado, explica a diretora-geral,  Nirvania Carvalho.

O paciente A.V.B.F, 57 anos, recebeu o primeiro atendimento na UPA do Renascença e foi transferido para a UTI Cardiológica do HGV. Já o paciente J.G.C, de 54 anos, passou mal na zona rural do município de Altos e veio através do SAMU para UTI do HGV.

O cardiologista e coordenador da UTI cardiológica do HGV, Caubi Medeiros, disse que os cuidados adequados são importantes para a sobrevivência do paciente. “Contar  com uma UTI cardíaca especializada disponível na Linha do IAM faz a diferença no desfecho clínico favorável destes pacientes”, explica o médico.

Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o HGV avança mais um passo com o novo serviço. “O infarto é uma das maiores causas de mortes no Brasil, e ter um atendimento de qualidade e rápido é fundamental. Com o HGV agora dando suporte a estes pacientes, avançamos ainda mais na oferta de serviço de alta complexidade”, afirma.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais