36.2 C
Jacobina do Piauí
20 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Júlio Arcoverde diz que Arthur Lira vai propor PEC que cria fundo para combater desastres

Júlio Arcoverde

O deputado Júlio Arcoverde (Progressistas), presidente da Comissão Mista de Orçamento, disse que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas) vai propor uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com a criação de um fundo a ser aplicado no atendimento de vítimas desastres.

A partir da PEC, 5% das emendas dos parlamentares federais deverá ser destinada obrigatoriamente para o fundo.

“Para evitar esse tipo de ação imediatista, o presidente Artur Lira vai propor, nessa semana, a PEC 44, para que 5% das emendas individuais de cada parlamentar seja alocada no orçamento, para criar um fundo de reservas para situações como essa, que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Isso é muito interessante, é a primeira vez que o Brasil está se preocupando com isso, porque você já tem na garantia de um auxílio  a catástrofe, que pode acontecer na seca ou na chuva”, disse.

Na Comissão Mista de Orçamento também foi autorizada a liberação de todas as emendas individuais dos deputados do Rio Grande do Sul. 

“São R$ 580 milhões das bancadas individuais e mais 480 milhões do governo federal”, disse.

Júlio Arcoverde também informou que o Partido Progressista decidiu doar R$ 25 milhões ao estado afetado.

“O partido se reuniu na última terça-feira e decidiu que cada um parlamentar vai doar 500 mil de suas emendas para o povo, para a reconstrução do Rio Grande do Sul”, disse.

Por Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais