22.9 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralQueimada Nova

“Estamos em busca de mais conhecimento para nosso município”, diz secretária de Queimada Nova na abertura do Seminário de Educação Inclusiva

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI) , iniciou, nesta terça-feira (21), um seminário de educação inclusiva na perspectiva da educação especial. O evento, ocorrido no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), teve como tema: das ações institucionais às práticas da inclusão escolar.

CLIQUE AQUI E VEJA COBERTURA FOTOGRÁFICA DA ABERTURA DO EVENTO!

A dirigente municipal de educação de Francinópolis-PI e presidente da Undime-PI, Eliane Morais, destacou que o evento é importante para capacitar, orientar e melhorar as políticas públicas. Segundo a diretora, as políticas públicas é uma questão urgente e indispensável para o avanço da educação especial.

“A implementação é um desafio muito grande, mas temos a necessidade de reavaliar e repensar os municípios. Temos diversas perspectivas de trabalhar essa política, não só voltar para a educação especial, mas inclusiva”, afirmou.

A secretária de educação de Queimada Nova do Piauí, Edleusa Amorim, enfatizou a satisfação de estar presente no evento, bem como a importância do apoio do prefeito Raimundo. De acordo com a secretária, acompanhada da coordenadora da Educação Infantil e duas coordenadoras e formadora do PPAC, o encontro é fundamental para ampliar o conhecimento.

“É uma satisfação enorme estar participando desse evento, porque é uma realidade dos nossos municípios. O prefeito sempre nos incentiva e nos deixa livres para participar, porque é através do conhecimento que a gente pode ampliar as atividades e retirar as carências do nosso município”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

Durante o primeiro dia de evento, a agenda iniciou com a visita aos estandes e a apresentação cultural na solenidade de abertura. Na sequência, houve uma palestra magna com o tema ‘inclusão escolar e suas implicações’, ministrada pelo Prof. Dr. José Raimundo Facion.

A tarde foi marcada por outra visita aos estandes, depois uma mesa de debate com a temática ‘o direito à educação e às políticas públicas de inclusão dos alunos vinculados à educação especial’. A última palestra foi sobre ‘Intervenção e avaliação precoce dos transtornos do neurodesenvolvimento com foco na educação’.

Os painéis foram representados pelo Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Secretaria de Estado para Inclusão das Pessoas com Deficiência (SEID).

Nesta quarta-feira (22), o evento continuará com oficinas pedagógicas de inclusão, com as pautas de ‘Educação inclusiva e os desafios da educação especial: por onde começar?’ e ‘Manejo de comportamento problema no ambiente escolar: estudo de caso real’. O dia será encerrado com apresentação cultural e de uma metodologia, seguida de um painel de experiência.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais