28.5 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíDestaqueGeral

“É uma temática muito boa e todo mundo tem que abraçar essa causa”, afirma secretário de Bela Vista do PI na abertura do Seminário de Educação Inclusiva

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI), realizou a abertura, nesta terça-feira (21), do seminário de educação inclusiva na perspectiva da educação especial. O encontro ocorreu no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e recebeu o tema ‘das ações institucionais às práticas da inclusão escolar’, com encerramento previsto para o dia 22.

VEJA COBERTURA FOTOGRÁFICA DA ABERTURA DO EVENTO!

A dirigente municipal de educação de Francinópolis-PI e presidente da Undime-PI, Eliane Morais, enfatizou que o encontro é fundamental para capacitar, orientar e melhorar as políticas públicas existentes e as que ainda não tiveram início nas localidades. Segundo a diretora, as políticas públicas é uma questão urgente e indispensável para o avanço da educação especial, pois a demanda ainda é grande.

“A implementação é um desafio muito grande, mas temos a necessidade de reavaliar e repensar os municípios. Temos diversas perspectivas de trabalhar essa política, não só voltar para a educação especial, mas inclusiva. Havia essa necessidade e demanda de um evento como esse e agora deu certo”, afirmou.

O secretário de educação de Bela Vista do Piauí, Sidney Mauriz, aproveitou o momento para ressaltar a necessidade da educação da cidade buscar capacitação para seguir evoluindo em todos os setores. Segundo o secretário, o prefeito Neto é parceiro fundamental para que a busca seja constante.

“É uma temática muito boa e todo mundo tem que abraçar essa causa. Bela Vista, assim como os demais, quer levar as políticas de inclusão social e a educação especial porque temos professores que ainda não estão preparados. O prefeito Neto, quando sabe das reuniões, faz questão que participemos dos eventos, buscando novas inovações e melhorias para a Educação”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

A agenda do primeiro dia de evento começou com a visita aos estandes e a apresentação cultural na solenidade de abertura. Na sequência, houve uma palestra magna com o tema ‘inclusão escolar e suas implicações’, ministrada pelo Prof. Dr. José Raimundo Facion.

Durante a tarde, ocorreu outra visita aos estandes, seguida de uma mesa de debate com a temática ‘o direito à educação e às políticas públicas de inclusão dos alunos vinculados à educação especial’. A última palestra foi sobre ‘Intervenção e avaliação precoce dos transtornos do neurodesenvolvimento com foco na educação’.

Os painéis foram representados pelo Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Secretaria de Estado para Inclusão das Pessoas com Deficiência (SEID).

Nesta quarta-feira (22), o evento continuará com oficinas pedagógicas de inclusão, com as pautas de ‘Educação inclusiva e os desafios da educação especial: por onde começar?’ e ‘Manejo de comportamento problema no ambiente escolar: estudo de caso real’. O dia será encerrado com apresentação cultural e de uma metodologia, seguida de um painel de experiência.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais