30.9 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Wellington Dias solicita validação da vacina Pfizer após aprovação nos EUA

Governador Wellington Dias — Foto: Reprodução/Instagram

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) vai encaminhar à Agência Nacional de Vigilância Santiária (Anvisa) o pedido de validação da vacina Pfizer, após a FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, emitir um documento confirmando a segurança e eficácia da vacina contra a Covid-19, na última terça-feira (08).

O relatório detalha as informações sobre a eficácia da vacina desenvolvida pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, confirmando a eficácia de 95% da vacina, cerca de sete dias após a aplicação da segunda dose.

O governador do Piauí, na posição de presidente do Consórcio Nordeste, quer que a Anvisa que autorize o uso da vacina no Brasil, conforme previsto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a “Lei Covid”, na qual vacinas contra a Covid-19 que conseguirem registros em agências internacionais deverão ser liberadas para uso emergencial no Brasil.

“A legislação brasileira diz que a Anvisa precisa ser provocada para que ela possa autorizar a certificação de uma vacina, ou medicamento. A Pfizer é teve a aprovação da sua vacina, através da FDA, que é a agência americana, e a agência americana é uma daquelas que consta no texto da lei como reconhecida no Brasil, respeitada no Brasil, bastando a validação da Anvisa. Desejamos que em 72 horas, como diz a lei, a Anvisa possa validar o uso e a distribuição da vacina da Pfizer”

Após o pedido, a Anvisa terá 72 horas para se manifestar sobre a liberação. Se o prazo acabar e não houver manifestação por parte da Anvisa, a autorização excepcional fica concedida.

Em conjunto, a legislação atual permite que os estados importem e distribuam vacinas contra a Covid-19 que ainda não tenham sido registradas pela Anvisa. Para tanto, o imunizante precisa do registro em alguma das seguintes agências reguladoras de saúde: Estados Unidos, Europa, Japão ou China.

O governador Wellington Dias também anunciou que o pedido de liberação também deve ser realizado para as demais vacinas aprovadas por outros países.”Vamos adotar com qualquer outra vacina que tenha a aprovação por agência reguladora prevista na lei brasileira”, disse.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais