30.9 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Tribunal Regional do Piauí é o primeiro do país a adotar plenário virtual

O Tribunal Regional do Piauí (TRE) é o primeiro do país a adotar o plenário virtual, que foi oficialmente lançado nesta sexta-feira (07). Esse tipo de plenário institui as sessões de julgamento por meio eletrônico.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já trabalha com o plenário virtual, mas o pioneiro entre os tribunais regionais é o do Piauí. No TRE-PI, o primeiro julgamento via Plenário Virtual aconteceu no dia 31 de janeiro de 2020

O presidente do TRE-PI, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, reforça que essa nova ferramenta agilizará os julgamentos de processos de natureza Administrativa e dos julgamentos de Agravo Regimental e Embargos de Declaração.

“Feitos dessa natureza poderão ser julgados com mais rapidez porque não há mais necessidade de julgamento em plenário físico”, acrescenta.

O presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Antônio Nunes Rêgo, também esteve presente na solenidade de lançamento.

Foto: Ascom / TRE

Funcionamento

O Plenário Virtual abre às 0h (zero horas) de sexta-feira e fica aberto até 0h (zero horas) de quinta-feira da semana seguinte. Durante os sete dias da semana ficarão disponíveis os votos, os pareceres, quem são os relatores dos processos; se dentro desse período o juiz quiser mudar o parecer de um voto, ele poderá, por exemplo.

Com esse sistema, o colegiado não precisará se reunir em hora e data marcada em plenário físico para julgar alguns processos. Os sete membros do colegiado poderá entrar a qualquer momento no sistema, dentro desse prazo de sete dias, e dar andamento ao processo, levando em consideração as suas respectivas atribuições.

O TRE esclareceu que “a implantação no TRE-PI se deu por meio de proposição do juiz membro da Corte Eleitoral, Thiago Mendes de Almeida Férrer, com autorização do Presidente do TRE-PI que determinou que fosse envidado todos os esforços para a implantação do Plenário Virtual no âmbito da Justiça Eleitoral Piauiense”.

Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais