28.4 C
Jacobina do Piauí
12 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

TRE-PI integra concurso unificado que deve ser realizado em 2024; confira

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está entre os tribunais que irá integrar o concurso unificado que está sendo realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No último dia 7 de dezembro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi escolhida como a organizadora do certame. Em 2022, o TRE-PI havia solicitado ao TSE a necessidade de sete vagas.

Em todo o país, a previsão é de que sejam ofertadas 520 oportunidades para as carreiras de analista e técnico judiciários em diversas especialidades para provimento de cargos efetivos dos quadros de pessoal da Justiça Eleitoral. A prova ainda não tem data definida, mas a expectativa é de que seja aplicada no primeiro semestre de 2024.

O concurso ocorrerá de forma unificada com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Dos 27 TREs do país, apenas o TRE de Tocantins não participará.

Inicialmente, estava previsto que o certame fosse realizado neste ano, por isso em 2022 o TRE do Piauí manifestou interesse em participar do certame, e encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral um relatório sobre a necessidade de sete vagas. São elas:

  • 1 para nível superior- Analista Judiciário- Especialidade Estatística;
  • 2 vagas nível superior – Analista Judiciário – Área Judiciária;
  • 1 vaga de nível superior- Analista Judiciário– Área Administrativa;
  • 3 vagas para nível médio – Técnico Judiciário – todos da Área Administrativa.

Ao Cidadeverde.com o tribunal informou que após o levantamento da necessidade de cada tribunal, agora fica a cargo do Tribunal Superior informar quantas vagas será disponibilizado para cada estado. Ainda não existe uma previsão de quando serão informadas a quantidade de vagas de cada tribunal.

Normas gerais

Em outubro deste ano, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a Resolução nº 23.724/2023, que estabelece as normas gerais para a realização do concurso.

O texto foi aprovado pelos ministros do TSE em sessão administrativa e traz, entre os pontos de destaque, a reserva de vagas para pessoas indígenas, negras e com deficiência.

A resolução prevê a reserva de 20% de vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência (o dobro do percentual de 5% anteriormente previsto) e 3% para pessoas indígenas. A realização do concurso público está prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais