34.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauíPolítica

TRE define para março nova eleição para prefeito em Dom Expedito Lopes

Prefeito Valmir Barbosa, de Dom Expedito Lopes

As eleitoras e os eleitores do município de Dom Expedito Lopes, localizado a 295 Km ao Sul de Teresina, voltarão às urnas em 3 de março de 2024, para eleger novos Prefeito e Vice-Prefeito do município.

A realização do novo pleito deve-se a execução do Acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que cassou os mandatos de Valmir Barbosa de Araújo (Partido Republicanos) e de Evanil Conrado de Moura Lopes (Partido Republicanos), eleitos em 2020 aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeita de Dom Expedito Lopes, por captação ilícita de sufrágio, exarado em sessão judiciária ordinária realizada pela Corte Eleitoral, em 6 de novembro de 2023.

A data desta Eleição Suplementar foi estabelecida pela Corte do TRE-PI, em sessão judiciária ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (14/12), por videoconferência, dirigida pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes, Relator do processo que trata do calendário desta eleição suplementar.

A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Dom Expedito, Maria Renata Alves de Sousa, fica no exercício do cargo de Prefeita até a posse dos novos mandatários que serão eleitos no dia 3 de março de 2024.

Histórico

Durante a campanha eleitoral de 2020, a coligação “Resgatar a Verdade e o Compromisso”, formada pelos partidos Progressista (PP) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tendo como representante, Maxwell Martins Dantas, entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, acusando o então prefeito Valmir Barbosa, candidato à reeleição, de abuso de poder político e compra de votos.

Segundo a coligação citada, Valmir Barbosa, na noite da véspera da eleição de 2020, comprou por R$ 2.000,00 (dois mil reais) com pagamento em espécie, os votos dos eleitores, Wellington Soares dos Santos, de sua esposa, Lucimar Lima Leal Soares e o de Antônio de Araújo Dias, bem como, prometeu instalar na propriedade desses eleitores 3 (três) postes de iluminação, cujo serviço seria pago com verbas da Prefeitura.

Toda a negociação, segundo a coligação, teve imagens e sons captados por câmeras de segurança instaladas na residência desses eleitores e que tais mídias foram requisitados e periciados pela Polícia Federal.

O Juiz da 62º Zona Eleitoral-Picos, responsável pela jurisdição de Dom Expedito, Fabrício Paulo Cysne Novaes, julgou improcedente a AIJE, e a coligação investigante recorreu da Decisão ao TRE-PI.

O Tribunal decidiu, à unanimidade, nos temos do voto do Relator, Juiz Lucas Rosendo Máximo de Araújo, e em consonância com parecer do Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha, conhecer e dar provimento ao Recurso para reformar a decisão do Juiz de 1º Grau que

Com informações TRE

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais