27.9 C
Jacobina do Piauí
12 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Reservatórios chegam a 10% da capacidade e Piauí aciona o governo federal

Os reservatórios de água do estado do Piauí atingiram níveis críticos já neste primeiro semestre de 2014. De acordo com o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Arinaldo Leal, as cidades estão em situação de calamidade. O secretário de Defesa Civil do estado, Hélio Isaías, destacou nesta terça-feira (30) que os decretos de emergência já atingiram 152 municípios e que o governo federal será acionado.

“O volume de água pluviométrico nos reservatórios está crítico, o Dnocs [Departamento Nacional de Obras Contra a Seca] detectou que 152 cidades estão em situação de emergência em especial no semiárido. Agora os relatórios serão enviados à Secretaria de Defesa Civil Nacional para que possamos ter recursos destinados a sanar este problema”, informou o secretário.

De acordo com ele, em entrevista ao Jornal ddo Piauí, o governo federal já possui recursos estimados em R$ 11 milhões, destinados ao estado. O pedido de auxílio deve ser feito ainda esta semana pelo governador Wellington Dias.

1000

O presidente da APPM e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, detalhou alguns dos problemas enfrentados pelos municípios do semiárido piauiense.

“O reservatório de Piaus, que abastece os municípios de Fronteiras e Pio IX, está com menos de 10% da capacidade. O reservatório de Bocaina, praticamente deserto, está prejudicando os criatórios de piscicultura da região, devido ao nível tão baixo de água”, lamentou.

 

 

Fonte: Maria Romero / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais