Os reservatórios de água do estado do Piauí atingiram níveis críticos já neste primeiro semestre de 2014. De acordo com o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Arinaldo Leal, as cidades estão em situação de calamidade. O secretário de Defesa Civil do estado, Hélio Isaías, destacou nesta terça-feira (30) que os decretos de emergência já atingiram 152 municípios e que o governo federal será acionado.
“O volume de água pluviométrico nos reservatórios está crítico, o Dnocs [Departamento Nacional de Obras Contra a Seca] detectou que 152 cidades estão em situação de emergência em especial no semiárido. Agora os relatórios serão enviados à Secretaria de Defesa Civil Nacional para que possamos ter recursos destinados a sanar este problema”, informou o secretário.
De acordo com ele, em entrevista ao Jornal ddo Piauí, o governo federal já possui recursos estimados em R$ 11 milhões, destinados ao estado. O pedido de auxílio deve ser feito ainda esta semana pelo governador Wellington Dias.
O presidente da APPM e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, detalhou alguns dos problemas enfrentados pelos municípios do semiárido piauiense.
“O reservatório de Piaus, que abastece os municípios de Fronteiras e Pio IX, está com menos de 10% da capacidade. O reservatório de Bocaina, praticamente deserto, está prejudicando os criatórios de piscicultura da região, devido ao nível tão baixo de água”, lamentou.
Fonte: Maria Romero / Cidade Verde