24.2 C
Jacobina do Piauí
13 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Rafael Fonteles anuncia matrículas para novos cursos em 150 escolas do Piauí

O governador Rafael Fonteles anunciou nesta sexta-feira (12), através das redes sociais, que 150 escolas de ensino médio do Piauí vão abrir matrículas para novos cursos profissionalizantes a partir da próxima segunda-feira (15). A iniciativa faz parte de uma das metas para a educação do Piauí, que é a ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio no âmbito do Programa Acelera Seduc. Cerca de 10 mil estudantes serão beneficiados.

Os novos cursos são:

  • Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em inteligência artificial
  • Marketing Digital
  • Programação de jogos
  • Turismo com ênfase em empreendedorismo e energias renováveis

Para o governador, o ensino profissionalizante facilita o acesso do aluno ao mercado de trabalho e ao emprego. “É mais uma oportunidade de garantir a capacitação dos nossos jovens em áreas que estão crescendo, para que eles consigam espaço no mercado de trabalho e possam ajudar nosso estado a se desenvolver”, disse Rafael.

A partir de segunda-feira, os alunos já poderão procurar as escolas para fazer a matrícula. A declaração do governador aconteceu em Fortaleza (CE), ao participar do lançamento, pelo presidente Lula, do Programa Escolas de Tempo Integral, que tem como o objetivo ampliar em 1 milhão de matrículas a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil. O evento teve a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de vários governadores.

Rafael destacou que o Piauí saiu na frente em relação ao ensino em tempo integral, já que até 2025 todas as escolas públicas da rede estadual de ensino médio serão em tempo integral e terão também ensino profissional e técnico. “Tenho orgulho de dizer que o Piauí está em sintonia com as diretrizes nacionais e focando no que muda o nosso futuro: a educação”, afirmou o governador.

Em janeiro deste ano, o Governo do Piauí ofertava ensino integral em 96 escolas de ensino médio, e vai expandir a modalidade para mais 104 até o final do ano, totalizando 200 unidades este ano. Destas 200, 150 ofertarão cursos técnicos e profissionalizantes.

Com informações da CCOm

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais