27.2 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Professores de química e matemática dão dicas do que estudar às vésperas do Enem

Com a proximidade do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estão marcadas para o próximo domingo (12), professores de química e matemática orientam que assuntos devem ser priorizados para quem ainda quer revisar algum conteúdo nesta reta final.

A orientação é priorizar temas que costumam ser rotineiramente abordados nas provas do exame. Para o professor Argeomar Alves, de Química, um dos principais assuntos que caem na prova são os relacionados à chamada “Química Verde”, que são associados ao meio ambiente.

“Nos últimos anos, o Enem vem trazendo muito essa parte da química ambiental, então, o Enem é norteado na parte química tem ali duas ou três questões de cálculo, mas a maior parte da química é em cima das intervenções para o meio ambiente, tratamento da água, e energia. (…) Importância do ciclo geoquímico, chuva ácida, ciclo do nitrogênio, enxofre, pode entrar aqui a parte do smog fotoquímico, smog industrial, correção de ph do solo”, disse.

O professor apontou que a maioria das questões de química são mais de interpretação do que de cálculo, e lembrou que uma das características do Enem é trazer temas que estão no dia-a-dia das pessoas.

“O Enem traz muito isso para o dia-a-dia, queima de combustível, emissão de gases poluentes, em relação à produtividade, economizar, reciclagem do alumínio, usar catalisador no processo industrial (…) então tudo isso é o bem estar do meio ambiente, educação ambiental”, explicou.

Prova de matemática

Para a prova de matemática, a dica é focar no raciocínio lógico. De acordo com o professor Dhiancarlos Oliveira, a prova de matemática requer atenção na interpretação.

“Na matemática do Enem, a gente prima pela interpretação. As provas primam pelas interpretações gráficas, aquelas funções que a gente usava antigamente, hoje em dia não precisa usar tanto, então ela tem deixado de ser o ‘bicho-papão’ há um certo tempo”, disse.

Os assuntos que mais caem são: geometria, escalas razão / proporção, aritmética, interpretações de gráficos e tabelas e funções. O professor aponta que a maioria das questões se resolve com as quatro operações básicas, mas é preciso ficar atento.

“As quatro operações e o processo de interpretação é muito importante, principalmente pelos conhecimentos numéricos, das quatro operações básicas, que a gente lida no cotidiano, trabalha o dia todo com isso”, citou.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais