26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Presos tentam fugir cavando túnel de seis metros em penitenciária do Piauí

Uma tentativa de fuga de presos da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rabelo foi abortada nesta semana. O presidio que fica na cidade de Esperantina, Norte do Piauí, sofre com a fragilidade de sua estrutura e com número de presos acima da sua capacidade. Desta vez, a fuga aconteceria em uma das celas do local, onde sem encontram 11 presos, que conseguiram cavar um túnel de seis metros de comprimento na tentativa de chegar ao lado de fora do presídio, mas foram flagrados pela segurança da unidade prisional antes mesmo de terminarem a escavação.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o túnel foi descoberto na última terça-feira (21) após os agentes penitenciárias ouvirem barulhos vindo da cela. “Era a noite quando os agentes de plantão ouviram o barulho vindo da cela, logo suspeitaram que se tratava dos presos cavando um túnel. Como trabalhamos com um número reduzido de agentes, eles pediram auxílio da guarda municipal e da força tática da Polícia Militar, depois disso foram fazer vistoria nas celas e encontraram o túnel”, informou o diretor presidente Kleiton Holanda.

Ainda segundo o diretor, para quebrar o gesso e a laje, os suspeitos utilizaram barras de ferro arrancadas das grades das celas e conseguiram perfurar o chão. “Como no local a estrutura é precária e o chão é úmido, os suspeitos conseguiram cavar utilizando embalagens de marmitas. Toda a terra era acomodada num canto do banheiro do espaço”, explicou Kleiton.

Após ser descoberto o buraco, os agentes retiraram os presos que agora deverão ser punidos pelo ato, ficando pelo menos 30 dias nas celas de isolamento, sem direito a visitas e ‘banho de sol’. Os presos da cela são acusados e outros condenados pelos crimes de roubo, furto e tráfico de drogas.  O Sinpoljuspi também denuncia que no local existem 275 presos, sendo que a capacidade máxima é de 157 internos.

Fonte: Sinppoljuspi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais