31.8 C
Jacobina do Piauí
22 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

No Piauí, presidente da Fiocruz alerta para nova cepa BQ.1 descoberta no Amazonas

Presidente da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade de Lima - Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A presidente da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade de Lima, alertou nesta segunda-feira (7) para a possibilidade de aumento de casos de covid-19 em todo o País.  Em Teresina, a convite da Ufpi (Universidade Federal do Piauí), Nísia Teixeira falou sobre a nova cepa – a BQ.1 – descoberta no Amazonas e agora no Rio de Janeiro, que tem um escape muito maior da proteção das vacinas, mas não causa infecções mais graves.

“Nós temos acompanhado o aumento recente de casos. Isso ocorreu no Amazônia, a identificação dessa subvariante BQ.1, que circula na Europa, Estados Unidos e Ásia, e foi sequenciado no Rio de Janeiro. Há uma estimativa de aumento de casos nas próximas semanas, mas as vacinas protegem com relação a gravidade da doença”, destacou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que é pesquisadora e doutora em Sociologia.

Em Teresina, Nísia Trindade de Lima, recebe a Medalha do Mérito Universitário em reconhecimento ao trabalho da Fiocruz no enfrentamento da Covid-19. O evento acontece no Cine Teatro da Ufpi.

Devido ao surgimento de novas cepas, Nísia destacou a importância da vacinação. Ela  fez um apelo para que aqueles que não completaram o esquema vacinal de vacina possam completar o mais breve possível.

“Entregamos ao SUS mais de 215 milhões de dose de vacina. Mas quero lembrar que vacina tem que vir junto com vacinação, nesse sentido cumprimentar o estado do Piauí pelos excelentes níveis de vacinação e recomendar que aqueles que não tomaram todas as doses que façam isso: a pandemia não acabou, estamos numa situação muito melhor, tanto que estamos reunidos. Mas, ainda é momento de cuidado. Há transmissão de novas variantes no Brasil. Temos que manter os cuidados, mas acreditar na ciência”, acrescentou a pesquisadora.

Características da subvariante: 

A BQ.1 é derivada da variante ômicron. Os sintomas são os mesmos da covid: dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar. A característica principal que a difere de outras cepas é um escape muito maior da proteção das vacinas.

Fonte: Nataniel Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais