22.9 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Falta de intensivistas aumenta taxa de mortalidade por Covid-19 no Piauí

Faltam médicos intensivistas no estado, alerta entidade — Foto: AI HRPP

A Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí (Sotipi) enviou uma carta ao secretário estadual de saúde, Florentino Neto, alertando sobre a falta de intensivistas. Segundo a entidade, a escassez destes profissionais gera aumento na taxa de mortalidade por Covid-19.

Nesta segunda-feira (22), há 215 pessoas na fila de espera por leitos no estado. Na semana passada, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou a abertura de novas vagas no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e no Hospital Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.

Mesmo assim, a abertura de novos leitos não irá reduzir as mortes pela doença causada pelo novo coronavírus. Conforme o documento enviado pela sociedade, quando são tomados os cuidados necessários nos leitos emergenciais e a equipe é especializada, a taxa de mortalidade varia entre 20 a 40%. Caso contrário, a taxa pode chegar a 80%.

“É de extrema importância esclarecer que mesmo com o acréscimo de leitos, equipamentos e insumos, sem que se tenha equipes capacitadas para o atendimento destes pacientes, não será capaz de diminuir a mortalidade”, comunicou a entidade.

Infelizmente, não temos mais profissionais e não temos como formar intensivistas de forma emergencial. Também não podemos esperar a vacinação eficaz em pouco tempo”, completou a Sotipi.

Por isso, a categoria pediu que sejam adotadas medidas emergenciais para conter o agravamento da pandemia no Piauí.

“Precisamos que a população tenha consciência, responsabilidade e que os gestores públicos tenham a coragem necessária para as ações emergenciais essenciais para o controle da crise sanitária instalada em nosso estado”, informaram os intensivistas, por meio da carta.

Medidas restritivas no estado

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinou um novo decreto que prorroga as medidas restritivas para conter o avanço da contaminação do coronavírus. As determinações entraram em vigor nesta segunda-feira (22) e vão até às 5h da segunda-feira seguinte (29).

O comércio poderá funcionar até as 17h e os shoppings centers no horário de 12h a 20h, de segunda a quinta-feira (25). Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até as 20h, ficando proibida a realização de festas, eventos, confraternizações, dança ou qualquer atividade que gere aglomeração em estabelecimentos ou no entorno.

De segunda-feira (22) até as 5h da segunda-feira seguinte (29), está proibida, a partir das 21h, a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais