24.5 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíMunicípios

Em entrevista exclusiva, secretária fala sobre avanços e melhorias na saúde de Jacobina do Piauí; Veja!

A secretária de saúde do município de Jacobina do Piauí, Aline Sousa, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Jacobina.com, onde falou de vários avanços e mudanças que acorreu no setor da saúde após a prefeita Juscirene Oliveira, a Mocinha (PMDB), assume a prefeitura.

 

 

A secretária iniciou falando dos avanços que o município vem tendo no quesito de atendimento médico na zona urbana e rural.

 

 

– Atualmente Jacobina tem atendimento médico de segunda a sexta, aumentamos o número de médico que agora é de seis médicos atendendo no município, entre esses médicos temos uma médica ginecologista especialista que vem ajudando bastante nosso povo devido à grande demanda de consulta referente à área desta profissional, pois uma consulta com médico especializado gira em torno de 250,00 a 300,00 e hoje o município oferece de forma gratuita a consulta no Posto de Saúde, disse Aline Sousa.

 

 

– Nossa administração colocou de forma inédita atendimento médico na localidade Curral de Baixo, além de já ter nas outras localidades como Juazeiro Secundo, Morro de Dentro e Vila Pedra Redonda, onde acontece atendimento médico no decorrer da semana nessas localidades. Contamos também com um médico que reside no município que é o Dr.Tomas médico Cubano, que a população tem gostado muito do seu trabalho aqui em Jacobina, garantiu a secretária de saúde Aline Sousa.

 

 

– Mais outra conquista também da administração da prefeita Mocinha, onde conseguimos atingir a marca de mais 250 consultas por mês a mais do que a Organização Mundial de Saúde cobra dos municípios. Portanto, isso mostra que a gente tá fazendo mais do que a meta proposta para os municípios, ressaltou Aline Sousa.

 

 

 

A secretária Aline Sousa falou também sobre a importância da Unidade Móvel Odontológica na atual gestão, que atende semanalmente em várias localidades do município com profissionais de saúde bucal.

 

 

Hoje a Unidade Móvel do município atende nas localidades a população que não pode vir até o Posto de Saúde. No decorrer de cada mês é feito um percurso pelas seguintes localidades; Juazeiro do Secundo, Morro de Dentro, Pedra Redonda e Curral de Baixo, afirmou Aline Sousa.

 

 

Outro assunto abordado pela secretária de saúde foi sobre o transporte de pessoas para a cidade de Picos, que vem sendo feita desde o início quando a prefeita Mocinha assumiu a prefeitura de Jacobina.

 

 

– A prefeitura disponibiliza um carro com 21 vagas durante quatro dias por semana para transportar pessoas que tenham marcado exames na secretaria de saúde para a cidade de Picos. Onde o exame para Picos é marcado por ordem de chegada, afirmou Aline Sousa.

 

 

 

Aline Sousa destacou a conquista de novos Programas de Saúde pela administração da prefeita Mocinha em Jacobina do Piauí.

 

 

– No ano 2013 com muito trabalho e determinação conseguimos novos Programas de Saúde para a população. Pois, Jacobina só tinha duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), mas nossa administração conseguiu mais uma equipe do PSF, onde essa conquista ajudou a gente contratar mais profissionais da saúde (1 Médico,1 Enfermeiro, 1 Dentista, 1 Técnico, e mais Agentes de Saúde), isso com a terceira equipe, salientou a secretária.  

 

 

 

– Outro programa que conseguimos foi o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde a gente contratou mais profissionais da saúde (1 Fisioterapeuta, 1 Psicólogo e 1 Educador Físico). Nossa administração já conseguiu mudar de categoria e hoje temos o Nasf-2, e com isso aumenta mais os recursos e mais profissionais, mas a gente tá tentando contratar um pediatra para atender a população aqui em Jacobina, garantiu Aline Sousa.

 

 

Outro tema abordado na entrevista pela secretária foi sobre os convênios que o município atualmente.

 

 

-A quantidade de exames do Sistema Único de Saúde (SUS) não dá conta da demanda de exames que o município precisa, e olhando por esse lado a nossa administração procurou fazer alguns convênios com laboratórios de exames de Paulistana, onde possa ser feito vários tipos de exames médicos. Isso mostra que a gestão está tentando resolver esse problema da questão do SUS.

 

 

– Mesmo com toda dificuldade a gente conseguiu aumentar a quantidade de exames, e vou citar alguns exemplos que vale para todos, antes era feito somente 6 tomografias e hoje é feito 14, a ressonância antes era feito uma e hoje são duas.Outro grande dificuldade enfrentada pelo município é que as clinicas não querem mais fazer exames pelo SUS.

 

 

– Entendemos que não chegamos ao patamar ideal que a gente sonha, pois os exames do SUS não conseguem atender nem a metade da população de Jacobina. Mas estamos nós esforçado e trabalhado com responsabilidade em busca do melhor para a população jacobinense, afirmou Aline Sousa.

 

 

Por fim, a secretária falou sobre as reformas, aquisição de transportes para a saúde e expectativas para esse ano.

 

 

– Estamos reformando o Posto de Saúde da sede e do povoado Juazeiro do Secundo que serão todos equipados com materiais novos. Passamos por um problema com a ambulância, mas, já foi resolvido e está à disposição da população de Jacobina. A saúde foi contemplada com mais dois veículos e de março pra abril o município vai receber uma nova ambulância.

 

 

– A prestação de contas dos anos anteriores foram todas feitas e aprovas, ou seja, não existe nada de errado na secretaria de saúde de Jacobina, a gente já tá é preparando a prestação de contas deste ano. Mostrando que nossa administração é séria e pensando no bem do município. No entanto, a gente ouve algumas criticas que são no sentido de politicagem, mas a cada ano nós estamos melhorando e nossa expectativa é melhorar cada vez mais, pois sabemos que nosso povo precisa do melhor.

 

 

 

 

– Portanto, queria que as pessoas olhassem como era antes e vejam como é o hoje, pois tenho certeza que iriam perceber a diferença de uma administração de pessoas serias que tem compromisso com a população do município, afirmou Aline Sousa.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais