24.4 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Deputados aprovam moção de repúdio contra declarações de Mão Santa

Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) - Foto: Cidades em Foco

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, durante a sessão plenária desta segunda-feira (04), uma moção de repúdio às declarações do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), acerca da governadora Regina Sousa (PT), que tomou posse do cargo na última quinta-feira (31).

A solicitação foi protocolada pelo deputado Franzé Silva (PT) e subscrita por outros parlamentares. “Ele atacou uma mulher, uma negra, os movimentos sociais, desrespeitou as religiões. Se essa Casa não tomar uma posição, isso seria um ato de conivência”, destacou o petista.

Durante uma live nas suas redes sociais, Mão Santa usou a expressão “macumbeira” ao se referir a governadora piauiense. “É uma avacalhação, aliás eles estão sendo, assumiu aí uma macumbeira. O povo tem o governo que merece, nós vamos ter a maior avacalhação, o povo tem o governo que merece”, disse o gestor naquela ocasião.

Ação Judicial

A votação da moção de repúdio foi acompanhada por entidades religiosas, que lamentaram o comportamento do prefeito Mão Santa. Vice-presidente da Articulação Nacional de Povos de Matrizes Africanas e Ameríndias (ANPAMA), pai Rondinele de Oxum afirmou que o caso será denunciado ao Ministério Público do Piauí (MPPI) e na esfera cívil.

“É lamentável uma autoridade como o prefeito Mão Santa fazer declarações como as que ele fez. Isso mostra para a sociedade o quanto sofremos preconceitos. O estado do Piauí hoje é o que mais violenta religiões de matrizes africanas. Você observa isso pelo fato de um culto sendo realizado com matrizes africanas o quanto ela [Regina] sofreu com isso. Foram feitos vários cultos, com católicos, evangélicos, mas foi com o nosso que foi atacada”, pontuou.

Fonte: Breno Moreno e Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais