42.9 C
Jacobina do Piauí
10 de outubro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralLagoa do BarroNordeste em Foco

Comunidade de Dom Inocêncio pede tombamento de capela construída no século XIX

Felipe Mendes

A comunidade Ponta da Serra, localizada no município de Dom Inocêncio (a 700 km de Teresina), quer que o governo do estado realize o tombamento da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Segundo a comunidade, a edificação foi construída no final do século XIX.

A expectativa da comunidade é que o decreto de tombamento seja assinado pelo governador, Rafael Fonteles, até o dia 08 de dezembro deste ano. Nesta dada, a comunidade costuma realizar a celebração de Nossa Senhora da Conceição.

A capela fica situada a cerca de 90 quilômetros do município de Dom Inocêncio.

Felipe Mendes, acadêmico da Academia Piauiense de Letras, visitou a igreja no dia 29 de setembro, para conhecer.

“No local, a comunidade criou o Instituto Ponta da Serra. Lá há, ainda, um pequeno museu, com artefatos que foram encontrados no período em que a capela foi restaurada. Objetos como moedas, cerâmicas, fósseis de peixe, porque a Serra já esteve sob o mar”, explicou Felipe Mendes.

Segundo Mendes, o processo de tombamento é rápido e com a ajuda das entidades, a comunidade pode conseguir, ainda este ano.

“O estado do Piauí tem uma lei própria para isso. Com o tombamento, cria-se um compromisso do governo do estado de proteger o imóvel”, explica.

O pedido de tombamento é, relativamente, simples. Segundo o pesquisador, a comunidade deve enviar um ofício à Secretaria de Cultura do Estado do Piauí solicitando o tombamento do imóvel. A secretaria estuda o pedido e aceita ou não a solicitação.

“O ideal é que a comunidade do município ou o poder público façam um abaixo assinado pedindo o tombamento. O certo é que a comunidade tenha, ela própria, o desejo e faça a solicitação”, frisa Felipe Mendes.

Quando o pedido é aprovado, a própria Secretaria de Cultura prepara o decreto e envia para que o governador faça a assinatura.

Para orientar a comunidade e acelerar a tramitação do pedido a Academia Piauiense de Letras (APL), o Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e o Conselho Estadual de Cultura estão trabalhando junto à Comunidade da Serra Negra, orientando sobre o processo.

E já conseguiram junto ao Conselho Estadual de Cultura, dirigido pelo advogado e acadêmico da APL, Nelson Nery Costa, o compromisso de coordenar o estudo de tombamento da Capela.

Outros membros da APL também estão participando do trabalho. Entre eles o acadêmico Reginaldo Miranda, que está trabalhando na pesquisa de documentação primária, que vai apontar os registros de data de construção do imóvel. Conforme pesquisa do escritor, a capela foi construída em 1870, pelo frei Henrique José Cavalcante.

Reforma da Capela

A Capela de Nossa Senhora da Conceição foi reformada, recentemente, por uma equipe de arqueólogos e pesquisadores, sob a direção da geóloga e arqueóloga Suzana Hirooka.

Além da Capela, a comunidade conta ainda com um pequeno museu, com peças recolhidas no local das obras de restauro, bem como uma recepção do Instituto Ponta da Serra; um anexo, construído pela Fundação Ruralista por iniciativa do Padre Manoel Lira Parente e; uma escola municipal, que no momento encontra-se fechada. Os estudantes da comunidade precisam se deslocar por 4 km, para estudar no município de Lagoa do Barro.

  • Igreja_Dom_Inocêncio_(7).jpegFelipe Mendes
  • Igreja_Dom_Inocêncio_(6).jpegFelipe Mendes
  • Igreja_Dom_Inocêncio_(5).jpegFelipe Mendes
  • Igreja_Dom_Inocêncio_(4).jpegFelipe Mendes
  • Igreja_Dom_Inocêncio_(3).jpegFelipe Mendes
  • Igreja_Dom_Inocêncio_(2).jpegFelipe Mendes
  • Igreja_Dom_Inocêncio_(1).jpegFelipe Mendes

Por Adriana Magalhães / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais