21.4 C
Jacobina do Piauí
12 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPolícia

Anexo de necropsia do IML de Picos é inaugurado nesta quinta (14)

Foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira (14), em Picos, o anexo de necropsia do Instituto Médico Legal, um anseio da população picoense que, muitas vezes, precisava aguardar entes queridos por horas, pois eram trasladados para perícias em Floriano ou Teresina. O anexo, que já estará em funcionamento no Hospital Regional Justino Luz, tem foco em análises de crimes e mortes violentas, bem como as não-naturais, isto é, perícia de todos os crimes que deixam vestígios relacionados à lesões corporais.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Governo do Piauí, Antônio Rodrigues Neto; o Chefe de Perícia da PCPI, Antônio Nunes; o delegado de Homicídios, Tráfico de drogas e Latrocínio, Agenor Jr.; policiais e peritos civis; vereadores de Picos; direção do hospital Regional Justino Luz; além de outras autoridades locais e comunidade em geral.

O Instituto Médico Legal é um pedido antigo e muito requisitado pelos órgãos da cidade de Picos. O Coronel Rubens, Secretário de Segurança Pública do Piauí, garante que o estado considera todos os desejos do município e, com planejamento e aos poucos, fará com que saiam do papel, assim como caminhou a criação da Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DTHL), segmento específico da Polícia Civil, comandado atualmente pelo Delegado Agenor.

Coronel Rubens Pereira, secretário de Segurança Pública do Piauí – Foto: Jaqueline Figueredo

“Não tínhamos em Picos um departamento especializado para homicídios, para latrocínio, para roubos, esses crimes violentos. Hoje, temos uma delegacia específica. Não tínhamos sequer um local adequado para funcionar as delegacias. Com o ex-governador, inauguramos um espaço adequado para funcionar as delegacias regionais. O estado não está dando as costas para o interior do estado, nós estamos planejando”, afirmou o coronel.

Antes residente de Picos, Luccy Keyko, delegado geral de Polícia Civil do Piauí, diz que a inauguração do órgão na cidade é de extrema importância para os habitantes e, pela análise pessoal, trata-se de uma obra com serviços promissores.

Luccy Keyko, delegado geral da Polícia Civil do Piauí – Foto: Jaqueline Figueredo

“A Segurança Pública tem que cuidar com todo zelo dessa parte de polícia técnica e é isso que nós estamos fazendo. A inauguração do núcleo do IML é extremamente importante para essa região. Vi que as instalações estão muito boas e, com os equipamentos que devem chegar, vamos ficar realmente com um órgão de primeira linha”, disse.

A facilidade que o IML regional trará alcança muitos procedimentos que antes eram demorados. O delegado regional de Picos, Rodrigo Morais, comenta que, além de diminuir a espera burocrática dos familiares enlutados, torna mais fácil o processo de recebimento de laudos para a Polícia Civil e suas investigações.

Rodrigo Morais, Delegado Regional da PCPI de Picos

“Nós sabíamos do sofrimento das famílias, de ter que ir à Floriano ou à Teresina acompanhar o corpo quando, na verdade, a família quer apenas receber o laudo cadavérico e poder velar seus parentes. Esse procedimento de ir até Floriano ou Teresina levava horas e horas para que as famílias pudessem velar. Com a inauguração, será uma facilidade que nós teremos à disposição. Temos uma proximidade e um diálogo muito bom com os médicos legistas de Picos. É diferente do que cobrar um laudo em Teresina ou em Floriano”, contou Rodrigo.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Picos, o Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha, foi o parlamentar mais atuante na busca pelo IML de Picos. Ele destacou a importância do momento.

“Hoje estamos aqui para receber esse anexo do IML, que é apenas provisório, mas que já vai suprir o anseio da população picoense, neste primeiro momento. Lutamos muito por isso e continuaremos nossa luta pela vinda do IML geral, com todas as suas especialidades em perícias, para que, de maneira nenhuma, nenhuma vítima precise se deslocar de Picos para outras cidades a fim de serem periciadas”, falou.

Sede fixa do Departamento de Polícia Científica

Atualmente com um corpo técnico formado por 3 médicos-legistas, o IML espera ainda este ano a integração de novos concursados para dar suporte na área profissional, anunciado pelo Secretário. No entanto, no que diz respeito à estrutura física, o Coronel Rubens já anunciou que o atual anexo trata-se de uma sede provisória, isso porque é um serviço com planejamento arquitetônico pronto e com objetivos de referência no Piauí.

“Esse espaço que nós estamos hoje aqui inaugurando é uma situação provisória, não estará aqui por muito tempo. Nós já temos um projeto arquitetônico porque o que queremos para a região e para Picos é que seja uma referência de perícia e de polícia técnico-científica”, concluiu.

 

Texto: Jaqueline Figueredo e Glenda Leal
Imagens: Jaqueline Figueredo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais