31.6 C
Jacobina do Piauí
11 de outubro de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Alepi projeta primeira audiência sobre LDO do governo Rafael Fonteles

Emílio Júnior, secretário estadual de Fazenda (Sefaz-PI) - Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai realizar na próxima segunda-feira (29) uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. O documento que delimita a forma como a gestão utilizará os recursos para o estado ao longo do ano será o primeiro inteiramente feito pela equipe do governador Rafael Fonteles (PT).

O secretário de Fazendo, Emílio Júnior, adiantou que o texto terá um caráter “mais técnico” e revelou o diferencial que terá a projeção orçamentária produzida pela equipe do governador eleito em 2022.

“A gente está tentando abrir a coisa para detalhes mais técnicos sobre como se comportariam as receitas, os investimentos, as despesas. O governador está abrindo agora o Orçamento Participativo. A mudança em relação aos anos anteriores é isso, em relação a receita e uma complementação para a sociedade, para ver o que ela quer de forma mais urgente”, declarou o secretário.

Emílio Júnior também avaliou que a projeção para o crescimento da receita ainda foi “conservadora”, devido ao duro momento que a arrecadação do estado sofreu com a instituição de um teto para as alíquotas do ICMS nos estados, após lei federal sancionada pela ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Estamos aguardando como vai se comportar a arrecadação. Tivemos as mudanças feitas pelo Bolsonaro que, desde agosto até março, fez com que tivéssemos crescimento nominal negativo. Na LDO, colocamos uma previsão um pouco conservadora e vamos observar como se comportará para 2024”, declarou.

Paula Sampaio
[email protected]  

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais