22.7 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Aeroportos e aeródromos de sete cidades do Piauí são mobilizados para receber a vacina

Equipes dos aeroportos e aeródromos de sete cidades estão mobilizados deste às 6h desta terça-feira (19) para fazer o translado das vacinas Coronavac para os municípios piauienses.

Ontem, o Piauí recebeu mais de 61 mil doses da vacina para Teresina e interior. A capital irá imunizar 11 mil pessoas na primeira fase.

Na manhã de hoje, as vacinas já chegaram nos aeroportos de Floriano, Picos e Parnaíba. Por volta das 9h, desembarcaram o lote dos imunizantes em São Raimundo Nonato.

A rota do avião prevê ainda desembarque em Uruçuí, Bom Jesus e Corrente. A Secretaria Estadual de Saúde entrega as vacinas nas regionais e eles repassam para os municípios.

Liz Martins, diretora de operações aeroportuária da Esaero, informou ao Cidadeverde.com que os aeroportos recebem as vacinas respeitando todos os protocolos e com apoio da Polícia Militar.

“É um orgulho fazer parte dessa operação, considerado um fato histórico, numa ação que trará benefícios e saúde para a população. Estamos recebendo as vacinas com apoio a Polícia Militar, dos prefeitos e dos secretários de Saúde”, disse Liz Martins.

As doses de vacinas que chegaram ao Piauí foram encaminhadas para a Rede de Frios em Teresina para a separação de doses por municípios do Estado. Ainda ontem, receberam as doses as cidades de Teresina, Campo Maior, Piripiri, Barras, Valença, Oeiras, Amarante e as doses destinadas à Fundação Municipal de Saúde. Hoje, vão receber as doses as cidades de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Picos, São Raimundo Nonato,  Paulistana, Fronteiras e Parnaíba. Para estes municípios o deslocamento está sendo feito em aeronave.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, nestes municípios ficam as Centrais Regionais. “A partir das Centrais, as doses serão distribuídas para todas as cidades do Estado, ficando sob a responsabilidade de cada município a vacinação da sua população. Os profissionais de cada cidade já estão de prontidão, esperando essas doses chegarem. Depois desse processo, a vacinação segue o seu ritmo ”, explica Herlon.

A população de cada cidade deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu município e ver de que forma está sendo organizada a vacinação. “O Ministério da Saúde já sinaliza com o envio de mais doses. Na medida em que formos recebendo mais doses vamos avançando nas demais fases”, explica o superintendente.

Com informações da Sesapi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais