25.9 C
Jacobina do Piauí
19 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Alepi inaugura novo plenário e terá votação remota e com biometria de deputado

Fotos: Fernanda Ito Ota/Cidadeverde.com

O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) passará a ter votação com biometria e um sistema de votação remota. A inauguração da reforma Plenário Deputado Waldemar Macedo aconteceu na manhã desta segunda-feira (06) com a presença do governador Rafael Fonteles (PT) e do presidente da Casa, Franzé Silva (PT).

O espaço passou por uma mudança estrutural que durou pelo menos três meses. A modernização incluiu melhorias na acústica e na iluminação. Foram realizadas modificações no modelo arquitetônico, incluindo a instalação de forro acústico e decorativo, além da atualização dos revestimentos com efeitos sonoros, térmicos e visuais mais adequados às necessidades do espaço.

O Plenário ainda recebeu um telão com resolução de 2.688 x 788 pixels.  Em entrevista, Franzé Silva explicou que os gabinetes ocupados pelos deputados também estão sendo reformados e acrescentou que as salas das comissões também passarão por mudanças.

“À exemplo do que é feito no Congresso Nacional, a Assembleia está rumando no sentido de se tornar uma Assembleia digital. O passo seguinte vai ser a entrega dos plenários que estão conectados com o Plenário Valdemar e com as comissões que também sofrerão intervenção de modernização. Então, queremos até o final da nossa gestão entregar uma nova Assembleia para o povo do Piauí especialmente focado no aumento da transparência”, declarou.

O processo de captura da biometria de cada parlamentar está sendo feito e a expectativa é de que a sessão da terça-feira (06) seja feita no novo modelo.

Fábio Novo, líder do governo na Alepi, elogiou a possibilidade de votação remota para os deputados.

“Um plenário digital onde os nossos deputados podem votar com mais segurança e também a grande modernidade aqui que se apresenta é que com esse sistema que está sendo implantado aqui na gestão do deputado Franzé, onde o deputado que estiver viajando,  pode acessar o momento da nossa votação em plenário, não vai prejudicar o quórum e com isso a gente vai conseguir votar as matérias”, disse.

Por Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais